PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE RECEPTORES DE CORNEA NO PIAUI
Traçar o perfil epidemiológico dos receptores de córnea no Piauí, no período de 2016 a 2021.
O estudo é descritivo, quantitativo, observacional, transversal e retrospectivo, que se propôs a descrever dados obtidos de prontuários de receptores de córnea registrados no Banco de Olhos do Hospital Getúlio Vargas (BTOC-HGV) em Teresina-PI. O período de estudo se estendeu de 1o de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2021. O tempo de coleta foi de 3 meses, englobando o período de novembro de 2023 a janeiro de 2024. Critérios de Inclusão: todos os prontuários dos receptores de córnea que realizaram transplante de córnea óptico, sob caráter eletivo, no período de 1° janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2021. Critérios de Exclusão: pacientes submetidos a transplante de córnea tectônico, sob caráter de urgência; e aqueles que não foram submetidos ao procedimento, mesmo estando cadastrados na fila de transplante do Piauí. A amostra levantada foi de 552 receptores de córnea no período de estudo. Os dados foram coletados no BTOC-HGV, através da análise dos prontuários e preenchimento do formulário de autoria dos pesquisadores, estruturado com perguntas definidas.
Foram registrados 552 receptores de córnea nesse intervalo de tempo. Os receptores de córnea foram predominantemente em indivíduo do sexo feminino e acima de 60 anos. Houve redução do número de transplantes no ano de 2020. A maioria dos receptores de córneas foram da cidade de Teresina (50%), existindo receptores de outros municípios do Piauí (39,5%) e até mesmo de outros estados (10,5%). A mediana do tempo de espera foi de 2 a 3 anos (49,3%) na fila de espera. Quanto ao motivo do transplante, ceratopatia bolhosa (40%) como causa mais frequente, seguida pela falência secundária/tardia (13,9%), leucoma (12,7%) e ceratocone (12,7%), distrofia de Fuchs (9,1%) e falência primária (6,2%). 17,9% dos pacientes foram submetidos ao retransplante.
O perfil epidemiológico foi convergente frente a outros estudos.
Córnea
Oftalmologia Cirúrgica
HGV PI - Piauí - Brasil
INGRID CRISTINA REGO BARROS CORNELIO, Erik Clementino Santos, Islanara Diógenes Urbano Sousa, Namir Clementino Santos, Luana Arcoverde de Castro Silveira, Sarah Mota Gonçalo, Maiara Carvalho Nogueira, Luisa Maria Padre Mendes, Rafael Lima Soares, Erasmo Marcelino Veloso de Carvalho Neto
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP