Dados do Trabalho


Título

SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD POR ESPOROTRICOSE EM CRIANÇA

Objetivo

Relatar caso de criança com Síndrome Oculoglandular de Parinaud (SOP) por Esporotricose após diagnóstico prévio de calázio, dacriocistite e celulite periorbitária.

Relato do Caso

L.L.C., feminina, 12 anos, natural e procedente de Salvador/BA, previamente hígida, com relato de surgimento de lesão dolorosa de crescimento progressivo em pálpebra inferior de olho esquerdo (PIOE) associado a febre, lacrimejamento e secreção purulenta desde julho/22. Na ocasião, foi atendida por oftalmologista que suspeitou de calázio e orientou drenagem da lesão. Avaliada por outro oftalmologista, foi suspeitado dacriocistite aguda, instituído tratamento e solicitado avaliação com especialista.
Admitida no setor de Pediatria do Hospital Santo Antônio (OSID) em agosto/22, após piora dos sintomas. À admissão, suspeitou-se de celulite periorbitária secundário a dacriocistite aguda, prescrito oxacilina e encaminhada ao setor de Oculoplástica deste serviço.
Ao exame, apresentava lesão nodular eritematosa, dolorosa, com ponto de supuração central e pontos esbranquiçados periféricos em PIOE. Lesões hiperemiadas e endurecidas localizadas em região malar esquerda até área pré-auricular, associada a linfadenopatia pré-auricular. Biomicroscopia com presença de granulomas em conjuntiva tarsal inferior ipsilateral, sem outras alterações ao exame oftalmológico.
Suspeitado de SOP e instituído tratamento empírico com itraconazol e eritromicina. Realizada biópsia excisional em setembro/22. Cultura para fungos positiva para Sporothrix sp. Mantido itraconazol até completar 03 meses de tratamento. Reavaliada em março/23, assintomática, apresentando exame oftalmológico normal e cicatriz de lesão cutânea com bom aspecto estético.

Conclusão

A esporotricose é definida como uma infecção fúngica caracterizada por lesões polimórficas dos tecidos cutâneos e subcutâneos, com envolvimento dos canais linfáticos adjacentes. Acometimento ocular é raro e pode ser a única manifestação da SOP. Apesar de causar cegueira em alguns casos, geralmente tem bom prognóstico e o diagnóstico e tratamento precoces levam à cura.

Área

Oculoplástica

Instituições

Hospital Santo Antônio (OSID) - Bahia - Brasil

Autores

REBECA FONSECA PITTA, ALANA ALMEIDA RÔXO, GUSTAVO GOSMES DA SILVA PAZ

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801