USO INCORRETO DE LENTES DE CONTATO - IMPORTANCIA DO MANEJO OFTALMOLOGICO
A popularização do uso de lentes de contato ocorre paralelamente ao aumento do risco de ceratite microbiana. Embora a ceratite fúngica represente 1,5% de todos os casos de ceratite, a presença de fungos e a consequente formação de biofilmes nas lentes é uma ameaça crescente
Paciente com queixa de BAV, dor, fotofobia e lacrimejamento em OE há 7 dias, que iniciou após ir a praia e dormir com as lentes. Foi em outro serviço onde foi coletado exame de cultura e bacterioscopia, iniciado colírio de Moxifloxacino 0,5% de 1/1 hora, sem melhora. Resultado corneano sem crescimento microbiológico, porém, presença de pseudohifas de levedura presuntivo de candida sp na lente de contato.
Exame: AVCC OD 20-20 e OE CD 2 metros. Bio:OD sem alterações e OE com edema bipalpebral, hiperemia 3+/4+, edema corneano 2+/4+ central e infiltrado semicircular superior, fluorescência negativa (foto 1). Realizado desepitelização corneana, colírio Anfotericina B 0,15% de 1/1 hora e Cetoconazol 400 mg oral. Reavaliação após 72 horas, com melhora dos sintomas, AV OE 20-150 e infiltrado regrediu 50%. Realizado desepitelização e Anfotericina para 2/2 horas. Após 6 dias do início do tratamento com a Anfotericina B paciente apresentou melhora dos sintomas, AV OE de 20-80 e regressão do Infiltrado(foto 2). Após 15 dias de tratamento, paciente com AV OE de 20-25, sem sintomas e sem achados oculares
A Candida sp é um fungo leveduriforme produtor de biofilme, que faz uma barreira física de uma matriz polimérica que está associada à menor penetração de antimicrobianos de soluções multiuso para a manutenção de lentes de contato.
O uso incorreto de lentes de contato é assunto recorrente o que, de certa forma, culmina com um terror entre os pacientes.
Vale salientar que é muito importante a adaptação de lentes de forma individualizada. A orientação sobre o uso, cuidados de higiene, hábitos de dormir com as lentes de contato, são questões que precisam ser elucidadas.
O tratamento correto da ceratite com diagnóstico precoce faz diferença no prognóstico clínico.
Córnea
Clínica Aristófanes Canamary - Ceará - Brasil
LIVIA CRISTINA RIOS, Aristofanes Canamary Junior, Carlos Rodrigo Santana
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801