Dados do Trabalho


Título

UVEITE ANTERIOR UNILATERAL COM HIPOPIO EM PACIENTE JOVEM: UMA MANIFESTAÇAO CLINICA DE UVEITE HLA-B27 POSITIVO

Objetivo

Relatar o caso de uma uveíte anterior com hipópio unilateral em uma paciente que evoluiu com primo diagnóstico de uveíte associada ao antígeno HLA-B27 positivo.

Relato do Caso

Mulher, 31 anos, relata dor intensa, hiperemia, edema palpebral, lacrimejamento e fotofobia há sete dias em olho esquerdo (OE). Em uso de Maxidex de 06/06 horas associado a tropicamida 0,5% de 08/08 horas há cinco dias, prescrito em outro serviço, sem melhora do quadro. Nega outros sintomas e quadro prévio semelhante. Nega antecedentes patológicos. Acuidade visual: 20/20 em olho direito (OD) e 20/200 em OE. À biomicroscopia em OD apresentava imprints pigmentares em cápsula anterior do cristalino, sem outras alterações significativas; OE com edema palpebral superior, conjuntiva hiperemiada difusamente, córnea transparente, câmara anterior com reação e hipópio laminar 1mm, fácica, vítreo anterior silencioso, miose intensa não midriática à tentativa farmacológica. Fundoscopia de polo posterior em ambos os olhos sem alterações, e periferia de OD fisiológica. Foi aventada a hipótese de uveíte anterior com hipópio de causa a esclarecer, solicitado revisão laboratorial e iniciado maxidex de 03/03 horas com desmame gradual associado a tropicamida 06/06 horas em OE. Os exames de sangue sucederam com resultado negativo para agentes infecciosos e positivo para o antígeno HLA-B27. Raio X de tórax e sacroilíaco sem alterações. Após sete dias de tratamento, foi possível a midríase farmacológica de olho acometido e reabsorção parcial do hipópio. A retinografia de ambos os olhos não demonstrou alterações sugestivas de acometimento posterior. No trigésimo dia, paciente evoluiu com melhora significativa, acuidade visual em olho acometido de 20/40 e resolução da uveíte anterior.

Conclusão

A uveíte anterior aguda unilateral em pacientes jovens, quando associada a presença do antígeno HLA B27, pode representar a primeira manifestação de uma doença reumatológica não diagnosticada. Se precocemente diagnosticada, geralmente evolui com boa resposta terapêutica e bom prognóstico.

Área

Uveites / AIDS

Instituições

Santa Casa da Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

ISADORA VIEIRA MENICUCCI FERRI, Isabhella Oliveira Marques Pio, Eduardo Quintão Santana

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801