RELATO DE CASO ACERCA DE TRAUMA OCULAR COM PRESENÇA DE FRAGMENTO DE MADEIRA EM CAVIDADE ORBITARIA E SUA RESPECTIVA EVOLUÇAO
Relatar um caso de trauma ocular com presença de corpo estranho em cavidade orbitária , avaliar o comprometimento da acuidade visual de um paciente exposto a trauma causado pela presença de corpo estranho orgânico intra-orbitário e sua evolução após intervenção cirúrgica e administração medicamentosa.
Paciente A.F.S., sexo masculino, 70 anos, trabalhador rural, procura o atendimento oftalmológico após ter sido encaminhado pelo hospital público de sua cidade. Apresentou trauma ocular com presença de corpo estranho (fragmento de madeira) em cavidade orbitária direita, com laceração superficial da cornéa e da conjuntiva. A acuidade visual apresentava-se diminuída no primeiro atendimento e os movimentos oculares estavam restritos. O paciente evoluiu com celulite orbitária, sendo internado para tratamento cirúrgico e antibioticoterapia. Durante o ato cirúrgico foi retirado pequenos fragmentos de madeira da superfície ocular e um fragmento maior que se encontrava alojado na cavidade orbitária. O paciente evoluiu satisfatoriamente com recuperação dos movimentos oculares, da acuidade visual e resolução da celulite orbitária.
O caso relatado juntamente com as informações associadas sobre o trauma ocular com corpo estranho orgânico, traz à luz a discussão sobre as suas possíveis consequências e algumas prováveis medidas de intervenções terapêuticas e cirúrgicas . Essas que quando bem executadas e indicadas são capazes de obter resultados satisfatórios no que diz respeito à melhora clínica da evolução do paciente e a recuperação da acuidade visual do mesmo.
Trauma/Urgências
HOSPITAL DE OLHOS CRO - São Paulo - Brasil
JULLIANA RIBEIRO ASSUNÇAO, SILVIO CARNEIRO DA CUNHA FILHO, LETICIA MARTINS SOARES GOMES
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801