VALIDAÇAO DO QUESTIONARIO CATQUEST-9SF EM UMA POPULAÇAO BRASILEIRA
Validar o questionário Catquest-9SF (9 Item Short-Form Catquest) em uma população brasileira com catarata.
Paciente recrutados no ambulatório de catarata da Escola Paulista de Medicina e da Ver Mais Oftalmologia, foram submetidos a exame oftalmológico completo. Após diagnóstico de catarata com indicação de tratamento cirúrgico com facoemulsificação e implante de lente intra-ocular (LIO), o questionário foi aplicado antes da intervenção, 30 dias após cirurgia e 1 ano após, novamente.
Foram recrutados 133 pacientes. No decorrer do seguimento, 32 pacientes foram perdidos e ao final foram analisados os dados de 101 pacientes, dos quais 48 foram homens e 53 foram mulheres. a variância bruta explicada por dados foi de 69,9% e a inexplicada em primeiro contraste por 2,39 eigenvalores. O índice de separação de pessoas foi de 2.95 (>2) e o valor de confiança de pessoas foi de 0,9 (>0,8).
O Catquest-9SF traduzido para o português se demonstrou unidimensional e uma ferramenta psicometricamente válida para avaliar disfunção visual em pacientes com catarata, além de ter tido sucesso para quantificar objetivamente melhoras após a intervenção cirúrgica.
Catarata
Oftalmologia Cirúrgica
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - São Paulo - Brasil
ANDRE HIROSHI BANDO, Koiti Uchida Hamada, Vinícius Pereira Leite Nakamura, Pedro Vanalle Ferrari, Bruno Torres Herrerias, Ricardo Yuji Abe, Flávio Eduardo Hirai, Carolina Pelegrini Barbosa Gracitelli