SERIE DE CASOS DE PACIENTES COM DIAGNOSTICO DE CARCINOMA DE CELULAS SEBACEAS DE PALPEBRAS
O presente estudo objetiva avaliar uma população de pacientes com carcinoma de células sebáceas acompanhados em serviço terciário para analisar demograficamente as características populacionais como idade, sexo, raça, além dos dados referentes propriamente ao tumor, cirurgia e evolução.
Estudo retrospectivo de prontuários de pacientes acompanhados na Clínica Oftalmológica do HCFMUSP. Foram compilados dados referentes à apresentação inicial da doença, aspectos epidemiológicos, dados de cirurgia, anátomo-patológico e evolução no período de 2011 a 2021.
Foram incluídos 11 pacientes, que tiveram seguimento ambulatorial médio de 8 anos (menor tempo de seguimento 2 anos/ maior tempo de seguimento 14 anos) com diagnóstico anatomopatológico de Carcinoma de Células Sebáceas. Da nossa população 63,6% foram mulheres; 81,8% eram de raça branca; média de idade ao diagnóstico 65,1 anos. No período de seguimento houve 2 óbitos (18%). Em relação ao local primário de acometimento 7 pacientes apresentavam lesão inicial na pálpebra inferior e 4 em pálpebra superior; 1 paciente apresentou disseminação linfonodal e 1 com metástase pulmonar. O tamanho médio das lesões retiradas em biópsia excisional foi de 0.4 cm em espessura, altura e largura.
O carcinoma de células sebáceas é uma neoplasia que envolve cerca de 0.05% dos cânceres de pele, sendo 5 % das neoplasias perioculares. Embora a literatura relate um acometimento maior em pálpebras superiores e em pessoas acima de 70 anos, tivemos uma estatística diferente: lesões predominantes em pálpebras inferiores e idade de 65 anos. Comparado ao carcinoma basocelular (neoplasia mais frequente nas pálpebras), o carcinoma de células sebáceas é mais invasivo e cursa com alto índice de mortalidade, o que ocorreu também nesta série. Assim ressaltamos a importância do reconhecimento e tratamentos precoces.
Oculoplástica
Pesquisa Básica
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo - Brasil
RENATA MARTINS MAIA, GUSTAVO CARDOSO DE PAULA, SUZANA MATAYOSHI, CAMILA PONTES BESSA ALCANTARA