PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO PACIENTE GLAUCOMATOSO RECEM DIAGNOSTICADO.
Descrever o perfil encontrado em pacientes no momento do diagnóstico de glaucoma.
Trata-se de um trabalho transversal e retrospectivo em que foram avaliadas informações retiradas de prontuários de pacientes diagnosticados na primeira consulta em um determinado departamento de Glaucoma de hospital especializado em Fortaleza-CE entre o período de março a setembro de 2021. Dentre as variáveis estudadas, constam: sexo, idade, história familar, acometimento uni ou bilateral, acuidade visual (AV), Mean Deviation (MD) da perimetria automática Humphrey. Pacientes com MD menor que -6bB foram considerados portadores de doença inicial; com MD entre -6dB e -12DB, doença moderada; com MD maior que -12dB, doença grave.
A pesquisa contou 101 pacientes, com uma média de idade de 59,9 anos e pouco mais da metade representada por mulheres (55,5%). Parte significativa da amostra apresentou dano glaucomatoso bilateral (81%) e sem conhecimento sobre história familiar da doença (69,3%). O glaucoma primário de ângulo aberto foi o principal tipo encontrado da patologia estudada. Evidenciou-se a forma grave da doença em 30,7%, a forma moderada em 24,7% e a forma inicial em 44,6%. Somente 6,9% dos casos manifestaram AV pior que 20/200 em pelo menos um olho e 3% em ambos os olhos.
No presente estudo, chama-se atenção para o paciente a partir da quinta década de vida, mesmo sem relato de história familiar, com ambos olhos acometidos e descoberta da doença já manifestando gravidade. Por configurar a principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma deve ser investigado arduamente, logo, é fundamental dados nacionais sobre perfil do glaucomatoso para assim realizar diagnóstico precoce a fim de um melhor controle e prognóstico da patologia em questão.
Glaucoma
Pesquisa Básica
Fundação Leiria de Andrade - Ceará - Brasil
MELISSA DE ANDRADE BARBOSA, MARINA DE ANDRADE BARBOSA, LUCAS DOS SANTOS CAVALCANTE, FELIPE CÂMARA BARROS PINTO, RENAN LEMOS RIBEIRO RÊGO, ALEXIS GALENO MATOS