TRATAMENTO CIRURGICO DE EXERESE DE PTERIGIO COM O USO DO ALCOOL ABSOLUTO DILUIDO A 50% COM A TECNICA CIRURGICA CONVENCIONAL: ANALISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS CLINICOS E TAXA DE RECIDIVA
Geral: Avaliar técnica cirúrgica para tratamento de pterígio utilizando álcool absoluto diluído 50%, por meio de um copilado de pacientes submetidos a esta técnica. Avaliando dados clínicos, tempo cirúrgico e regularidade da superfície corneana após a desepitelização.
Estudo longitudinal e randomizado com pacientes do sexo masculino, com idade superior a 18 anos com indicação cirúrgica para tratamento do pterígio, que serão submetidos ao procedimento cirúrgico de exérese de pterígio pela técnica convencional adicionado ao uso de álcool diluído 50%.
Avaliados 10 pacientes, entre os quais 50% eram do sexo feminino e 50% do sexo masculino. 60% operaram o olho esquerdo e 40%, o olho direito. 70% dos indivíduos analisados negaram comorbidades prévias e 30% possuem doenças prévias, entre elas hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, glaucoma ou alergia a AAS. O tempo médio operatório observado nesta análise foi de 15:01:42, com desvio padrão (DP) de 2:17:39,88, a depender do uso do amoils rotary brush e implante ou não de lente.
Concluímos com este estudo que a exérese de pterígio utilizando álcool absoluto diluído 50% é capaz de evidenciar uma relevante eficácia e segurança. No entanto, urge-se a realização de mais estudos desta técnica para agregar embasamento científico e testificar uma superioridade desta técnica sobre a técnica convencional.
Córnea
Oftalmologia Cirúrgica
Instituto para o Desenvolvimento da Educação Ltda-IPADE/Faculdade - Ceará - Brasil
FRANCYELLE SAMYRAMIS LOURENCO RODRIGUES, Joao Crispim Moraes Lima Ribeiro, Adriane Macêdo Feitosa, SARAH RUBIA SALES DE CASTRO SILVA, ALLAN VICTOR DOS SANTOS GONÇALVES, AMANDA SOUZA MOREIRA, LARISSA MOREIRA CAMARA FERNANDES, CAROLINA MURAD REGADAS, José de Paula Barbosa Neto