TRATAMENTO DE HEMORRAGIA PRE-RETINIANA COM HIALOIDOTOMIA COM YAG LASER: UM RELATO DE CASO
Relatar o caso de um paciente que apresentou hemorragia pré-retiniana após queda de motocicleta, tendo sido submetido a tratamento com hialoidotomia com YAG laser, evoluindo com melhora satisfatória.
Paciente 26 anos, sexo masculino, sem comorbidades, refere baixa acuidade visual súbita e intensa após queda de motocicleta há 3 dias. Nega trauma ocular e cranioencefálico. Ao exame, acuidade visual com correção ótica: conta dedos a 1 metro em olho direito e 20/20 no olho esquerdo. Biomicroscopia anterior sem alterações. À tonometria: pressão intraocular de 12 mmHg em ambos os olhos. Mapeamento de retina de olho direito: meios transparentes, retina aplicada, papila rósea, escavação fisiológica, presença de hemorragia subhialoidea sobre a mácula, vasos com calibre e trajeto normais, periferia sem roturas. Mapeamento de retina de olho esquerdo: meios transparentes, retina aplicada, papila rósea, escavação fisiológica, mácula íntegra, vasos com calibre e trajeto normais, periferia sem roturas. Hipótese diagnóstica: hemorragia pré-retiniana em olho direito por trauma (trauma direto? Manobra de Valsalva?). Paciente trabalha como motorista e necessitava restaurar a visão binocular de forma precoce, logo, foi optado por realizar hialoidotomia com YAG laser. O paciente evoluiu com melhora rápida e expressiva e após 15 dias de tratamento, a acuidade visual foi de 20/20 em ambos os olhos com e sem correção ótica.
A hemorragia pré-retiniana está associada à perda súbita e intensa da acuidade visual quando acomete a região macular e pode ser consequência de trauma e manobra de Valsalva. Vitrectomia e tratamento conservador são opções terapêuticas consolidadas, porém, a resolução da hemorragia pode ter longa duração, o que provoca toxicidade na retina e aumenta as chances de alterações permanentes na mácula. Hialoidotomia com YAG laser é tratamento alternativo nestes casos e permite rápida resolução da hemorragia, o que confere melhor prognóstico e é importante para pacientes que precisam de restauração da visão binocular por motivos profissionais.
Retina
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Bahia - Brasil
ANA CATHARINA PINHO COSTA, Daniel D Carlos Gonçalves