IMPACTO DA COVID-19 NO ATENDIMENTO OFTALMOLOGICO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA NO ESTADO DO PARA
Quantificar o impacto da pandemia de COVID-19 nos atendimentos ambulatoriais, cirurgias realizadas e exames complementares realizados em um hospital de referência em oftalmologia no estado do Pará.
Foram comparados os números totais de cirurgias, consultas e exames complementares realizados entre os períodos pré COVID 19 e COVID 19, bem como separadamente cada tipo de cirurgia e exame complementar oftalmológico realizado no hospital através do teste Qui-Quadrado de independência com auxílio dos programas Excel e Epi Info.
Cirurgias oftalmológicas apresentaram redução de 47,4%. As consultas ambulatoriais sofreram uma redução de 60,9% entre os períodos analisados. Ademais, houve redução de 13.614 exames complementares realizados no ano de 2019 para 7371 no ano de 2020 (redução de 45,9%; p<0,0001). Cirurgias de facoemulsificação para catarata apresentaram redução de 48,2% e exames complementares como mapeamento de retina de 36,9%.
A pandemia de COVID 19 representou um impacto importante no volume de atendimentos em diversos serviços de saúde não relacionados ao atendimento direto dos pacientes com a doença. Nosso estudo fornece um ponto de partida para a avaliar o tamanho do impacto que a pandemia teve no cuidado visual da população.
Educação Médica
Pesquisa Básica
Universidade Federal do Pará (UFPA) - Pará - Brasil
JOACY PEDRO FRANCO DAVID, CAMILLA CASTILHO MAIA, ANA CLAÚDIA VIANA WANZELER, JOSÉ JESU Sisnando D’Araújo FILHO, ITALO ANTUNES FRANÇA BARBOSA