CATARATA CERULEA, FORMA RARA DE APRESENTAÇAO - IMPORTANCIA DA FOTO DOCUMENTAÇAO NO ATENDIMENTO OFTALMOLOGICO
Relatar um caso de catarata cerúlea, rara forma de apresentação e mostrar a importância da foto documentação do atendimento oftalmológico.
Paciente feminina, 29 anos, auxiliar de limpeza, compareceu para sua primeira avaliação oftalmológica no Hospital de Olhos Sul de MG em maio de 2021. Apresentava queixa de baixa acuidade visual (BAV) qualitativa e quantitativa em ambos os olhos (AO) desde a infância, com piora progressiva nos últimos dois meses. Ao exame, apresentava acuidade visual (AV) sem correção de 20/50 em olho direito (OD) e 20/70 em olho esquerdo (OE), e AV com correção de 20/25 AO. Na biomicroscopia havia opacidades difusas policromáticas, com predomínio de coloração azulada em todo córtex, caracterizando catarata cerúlea AO, além de catarata subcapsular posterior em OE 2+. A pressão intraocular e fundoscopia AO estavam sem alterações. Foi realizado diagnóstico de catarata cerúlea com repercussão na AV em paciente jovem, sendo submetida a facoemulsificação com implante de LIO AO sem intercorrências.
A catarata “blue dot” (cerúlea), tem hereditariedade autossômica dominante e na maioria dos casos está presente ao nascimento ou se desenvolve na primeira infância, mas pode não ser diagnosticada até a idade adulta. Pode ocorrer ambliopia e nistagmo, mas geralmente a AV é bem preservada e raros são os casos em que é necessário a extração da catarata na infância. Apresenta-se como opacidades azul-esbranquiçadas no cristalino, usualmente bilaterais e progressivas. Seu registro fotográfico é importante por ser uma forma rara de apresentação e para acompanhamento da evolução da doença. A foto documentação é difícil devido ao reflexo, o flash torna a imagem menos real do que aparenta ser a olho nu, pois ao atravessar o sistema óptico elimina as colorações mais evidentes. O acompanhamento oftalmológico regular e a avaliação de indicação cirúrgica são essenciais quando ocorre diminuição da AV, para preservar a qualidade de vida do paciente.
Catarata
Hospital de Olhos Sul de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
LETICIA DE ARAUJO SILVA, Priscila Helena Araújo Oliveira, Eduardo Nogueira Lima Sousa