LENTICONE ANTERIOR BILATERAL NA SINDROME DE ALPORT: RELATO DE CASO
A síndrome de Alport também conhecida como nefrite hereditária. É uma desordem genética envolvendo a cadeia alfa-5 do colágeno tipo IV, encontrado nas membranas basais do glomérulo, cóclea, saco capsular e retina, caracterizada por insuficiência renal, perda auditiva neurossensorial bilateral e anormalidades oculares com piora progressiva.
As alterações oculares incluem opacidades da córnea, catarata, retinopatia coalescente central, perimacular e periférica e afinamento da retina temporal. Estima-se de 1-4 em 100.000 crianças a prevalência de lenticone posterior. Mais tardiamente, a catarata se desenvolve perto dos pólos anterior e posterior em áreas de fraqueza devido a pequenas rupturas capsulares microscópicas. O presente relato ilustra um caso raro de lenticone anterior bilateral.
Paciente 33 anos, sexo masculino, natural da cidade do Rio de Janeiro, com diagnóstico de síndrome de Alport e transplante renal há 10 anos. Foi atendido no serviço de oftalmologia com queixa de baixa acuidade visual de longa data e dificuldade de adaptação aos óculos com trocas frequentes.
Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual em olho direito 20/50 e em olho esquerdo 20/80, com correção apresentava em olho direito e esquerdo respectivamente 20/25(ref -1,50 – 3,25 175) e 20/30(-2,00 -1,50 20). Biomicroscopia revelou lenticone anterior bilateral (Figura 1). Tonometria de 10mmhg às 10h em AO. Fundoscopia não apresentava alterações. Melhor potencial de acuidade macular 20/20 AO. Realizado tomografia de coerência óptica apresentando lenticone anterior em ambos os olhos(Figura 2).
O lenticone anterior é uma anomalia bilateral progressiva e rara do desenvolvimento. Este se manifesta como uma evolução lenta da deterioração da visão, exigindo que os pacientes mudem frequentemente a prescrição de seus óculos. Ocorre em aproximadamente 25% dos pacientes com síndrome de Alport ligada ao cromossomo X e quando presente, pode ser uma característica patognomonica da síndrome.
Doenças Sistêmicas
Hospital Federal de Bonsucesso - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Rio de Janeiro - Brasil
BRUNO VASCONCELOS COIMBRA, Nycholas Costa Tavares, Guilherme Thomé Carvalho