Detalhes


Título

ANALISE DO FILME LACRIMAL E DOS SINTOMAS DE OLHO SECO EM PACIENTES SUBMETIDOS A FACOEMULSIFICAÇAO

Objetivo

Avaliar o filme lacrimal e os sintomas de olho seco antes e após a realização da facoemulsificação.

Método

Na etapa transversal deste estudo clínico participaram 33 pacientes diagnosticados com catarata e atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Aparecida-SP (57,6% homens; 85% brancos; 70,3±8,1 anos de idade; sem uso de colírio lubrificante) que foram submetidos à cirurgia de facoemulsificação. 11 destes pacientes participaram da etapa longitudinal. A análise do filme lacrimal foi feita através do teste de ruptura do filme lacrimal (T-BUT) e os sintomas de olho seco foram avaliados pelo questionário Índice de Doença da Superfície Ocular (IDSO) antes da realização da cirurgia e 30 dias de pós-operatório.

Resultado

Na análise transversal, o valor médio do IDSO foi de 12,6±15,2% com variação de 0,0 a 69,4%. Pelo critério IDSO ≥ 25%, apenas 18,2% dos pacientes tinham olho seco. O valor médio do T-BUT foi de 6,0±3,2s com variação de 1,0 a 16s. Pelo critério T-BUT < 10s, a proporção de pacientes com olho seco foi de 90,9%. Não houve correlação entre o T-BUT e o IDSO (r=0,07; p=0,70). A idade correlacionou-se negativamente com o T-BUT (r = -0,37; p =0,03), indicando que quanto maior a idade do paciente, menor é o tempo de ruptura do filme lacrimal. Na análise longitudinal, não foi observada uma redução dos sintomas de olho seco (3,4±6,6 vs. 4,8±9,5; p=0,89) e nem do tempo de ruptura do filme lacrimal (4,8±1,6 vs. 4,1±1,6s; p=0,28) após 30 dias da cirurgia.

Conclusão

Os resultados sugerem que a análise clínica do olho seco deve ser realizada por diferentes métodos, preferencialmente objetivos. A melhora dos sintomas de olho seco parece ser sintoma dependente. Sugere-se o aumento do tamanho amostral e o seguimento dos pacientes para além dos 30 dias pós cirurgia.

Área

Geral

Categoria

Oftalmologia Clinica

Instituições

Instituto de Olhos do Vale - IOVALE - São Paulo - Brasil

Autores

MONARA SANTOS PEREIRA, FERNANDA FREIRE SILVA, MARCELLA MIRANDA PEDRO, LARISSA MAYARA GALHARDO MÁXIMO, MATHEUS DOS SANTOS RIBEIRO, CLÁUDIA ESTEFÂNIA ANDRADE, LUIZ FERNANDO MOREIRA MIGUEL, CAROLINE MASZNAK, VINÍCIUS PIMENTEL FIGUEIRA ANASTACIO

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade