TELEMEDICINA EM OFTALMOLOGIA - PACIENTES DO HOSPITAL DE OLHOS DO PARANA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Avaliar a efetividade da telemedicina em dar atendimento a dúvidas, consultas e emergências oftalmológicas, buscando reduzir o risco de exposição dos pacientes ao COVID-19 no momento da pandemia, classificando o seguimento dado aos atendimentos.
Estudo retrospectivo baseado na coleta de dados de prontuários de pacientes que utilizaram o sistema de teleorientação gratuito (Dr. HOP Orienta) do Hospital de Olhos do Paraná (Curitiba, PR) no período de 20 de março de 2020 a 30 de setembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19. Os atendimentos foram classificados em atendimento para informações gerais, quando os pacientes buscaram datas e horários de consultas e exames e seus agendamentos, e teleorientação, onde ocorreu um atendimento com um profissional médico oftalmologista.
No período, foram registrados 2176 teleatendimentos pelo Dr HOP Orienta e, desses, 525 (24.1%) foram relacionados a teleorientação e 1651 (75.9%) a informações gerais. No total, 1398 mulheres (64.2%) e 778 homens (35.8%) buscaram atendimento. Em relação as teleorientações, 196 (37.3%) homens e 329 (62.7%) mulheres utilizaram o serviço; sobre os atendimentos, 36.8% (193) das dúvidas foram solucionadas no momento do atendimento com o profissional médico, em 34.5% (181) foi indicado consulta presencial eletiva, e em 28.8% (151) dos casos foi solicitado ao paciente comparecer ao Pronto Atendimento 24h do Hospital de Olhos do Paraná para melhor e mais rápida investigação do quadro apresentado. Importante salientar que a equipe do Hospital de Olhos do Paraná respondeu a 100% dos pedidos de teleatendimento solicitados pela população.
Em um período de calamidade pública, como na pandemia de COVID-19, pôs-se a prova a eficácia da telemedicina, que a tanto tempo é debatida no área médica, como uma ferramenta para ajudar a comunidade, e notou-se sua fundamental assistência a classificar e solucionar a demanda populacional sem a necessidade de expor os pacientes a riscos maiores de contaminação.
Geral
Oftalmologia Clinica
Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil
THIAGO MEISTER, Bruno Hirt, Gabriela Sulzbach Solanho, Júlia Spolti, Leandro Roberto Wojcik, Carlos Augusto Moreira Neto, Luciane Bugmann Moreira