Os informes da Comissão de Ensino, a apresentação da parceria entre o CBO e a Ophthalmology Foundation e o lançamento do Fundo de Incentivo à Pesquisa Professor Hilton Rocha marcaram a reunião da Comissão de Ensino realizada na tarde de ontem no Hotel Slaviero Curitiba Shopping.
O encontro contou com a participação de mais de 30 coordenadores e docentes de cursos de especialização em Oftalmologia e a direção dos trabalhos foi compartilhada pela coordenadora da Comissão de Ensino do CBO, Maria Auxiliadora Monteiro Frazão e pelo assessor especial da entidade, Roberto de Queiroz Padilha.
Depois dos informes da coordenadora da Comissão de Ensino sobre as mudanças que marcarão a Prova Nacional de Oftalmologia do próximo ano, a introdução do teste de Progresso e o andamento do processo de implantação da Matriz de Competências nos diversos programas de Especialização em Oftalmologia do País, foi apresentado e discutido o acordo de parceria entre o CBO e a Ophthalmology Foundation para o aprimoramento do ensino da Especialidade e a troca de experiências em dimensão internacional.
A Ophthalmology Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada recentemente para apoiar o ensino da Oftalmologia e a educação médica continuada com os objetivos finais de melhorar o atendimento oftalmológico e proporcionar avanços científicos na especialidade. É a instituição sucessora da Fundação Conselho Internacional de Oftalmologia (ICOF).
Outro ponto de destaque da reunião foi o lançamento do Fundo de Incentivo à Pesquisa Professor Hilton Rocha. Este fundo, criado pelo CBO, tem o objetivo de angariar e administrar recursos para apoiar financeiramente a realização de pesquisas, preferencialmente multicêntricas e direcionadas para problemas relacionados com a saúde pública ocular. Tem a coordenação geral do ex-presidente do CBO Jacó Lavinsky.