Atividades desenvolvidas pelos alunos de duas turmas do Curso de Desenvolvimento de Lideranças do CBO estiveram entre os encontros mais importantes da programação prévia do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Os integrantes da 8ª turma tiveram seus trabalhos de conclusão apresentados e avaliados e fizeram as considerações finais sobre as experiências adquiridas, ao passo que seus colegas da 9ª turma foram apresentados e receberam as primeiras informações sobre a sistemática e a logística do programa que desenvolverão até o próximo congresso brasileiro de Oftalmologia. Os alunos das duas turmas desenvolveram atividades conjuntas e separadas e assistiram a apresentações da diretoria da entidade. Os encontros foram realizados no hotel The Five.
Como o próprio nome diz, o Curso de Desenvolvimento de Lideranças do CBO tem o objetivo de capacitar e fornecer ferramentas teóricas e operacionais apropriadas para médicos oftalmologistas possam se desenvolver e exercer posições de destaque e de direção. Os trabalhos de uma turma começam no congresso brasileiro de um ano e terminam no congresso do ano seguinte. No ano de duração do programa, os alunos participam de encontros presenciais e virtuais, debates, atividades didáticas e sociais e desenvolvem um trabalho no qual analisam um problema relacionado à saúde ocular da população, ou à defesa das prerrogativas profissionais do Médico Oftalmologista ou ainda ao funcionamento de entidades representativas da Especialidade.
As turmas são compostas por até 20 alunos, indicados pelo Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), pelas sociedades estaduais de Oftalmologia ou ainda pelas sociedades temáticas filiadas ao CBO. Cada turma tem seus trabalhos coordenados por pessoas indicadas pela diretoria do CBO com experiência de edições anteriores e pelo aluno que mais se destacou na turma anterior. A aluna coordenadora da 8ª turma foi Luciana Negrão de Almeida Morais e da 9ª turma foi Cristiana Ronconi Lopes.
Confira mais fotos em nossa página no Facebook: