Grand Round - Sessão de Relato de Caso Oral


Código

GR08

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Autores

  • PEDRO DE FARIA GUSMAO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ISABELA VIANELLO VALLE (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUIZ FERNANDO TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

GLAUCOMA PIGMENTAR: IMAGEM PRÉ E PÓS IRIDOTOMIA

Objetivo

Relato de caso de glaucoma pós-trabecular investigado, diagnosticado e tratado no serviço de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina. Objetiva demonstrar a importância da propedêutica adequada e tratamento cuidadoso nesse grupo de casos.

Relato do Caso

Paciente feminina, 41 anos - sem antecedentes pessoais ou oftalmológicos de relevância - apresentou-se no pronto-socorro da Escola Paulista de Medicina com relato de duas semanas de dor e hiperemia no olho esquerdo. Referia apenas um episódio semelhante há seis anos, no mesmo olho, autolimitado em poucas semanas. Ao exame clínico, foi detectado ingurgitamento de vasos episclerais no olho esquerdo associado a aumento de pressão intraocular e neuropatia óptica glaucomatosa, caracterizando um quadro de glaucoma secundário do tipo pós-trabecular, com etiologia a esclarecer. Foi iniciado tratamento clínico otimizado enquanto investigada causa do quadro. Exame clínico não demonstrava estigmas de síndrome de Sturge-Weber. Doppler de veia oftálmica superior demonstrava turbilhonamento em porção mais anterior. Arteriografia cerebral não detectou fístula carotideo cavernosa. Neste momento, aventada hipótese de Síndrome de Radius-Maumenee e indicado tratamento cirúrgico - optado pela trabeculectomia devido à natureza pós-trabecular da doença e descontrole pressórico a despeito de terapia tópica e oral máximas. Em pós-operatório tardio, paciente evoluiu com bom controle da pressão intraocular, sem necessidade de colírios hipotensores.

Conclusão

Mesmo em ambiente de pronto-atendimento, casos complexos poderão surgir na prática clínica. Anamnese e exame oftalmológicos bem realizados permitem detectar alterações nem sempre óbvias, porém de suma importância na propedêutica. No caso acima, o diagnóstico sindrômico de glaucoma pós-trabecular permitiu a instituição do tratamento mais adequado à paciente, além das medidas pré e intraoperatórias específicas nesse grupo de glaucoma a fim de evitar complicações cirúrgicas (intra e pós-operatórias).

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP