Sessão de Relato de Caso


Código

RC175

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Faculdade de Medicina ZARNS
  • Secundaria: Visão Hospital de Olhos

Autores

  • CAROLINA OLIVEIRA DE AVILA (Interesse Comercial: NÃO)
  • AMANDA AZEVEDO OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • LAUANY EVELLIN PIRES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANEJO OCULAR DA RETINOPATIA POR HEMOGLOBINOPATIAS SC: RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever através de uma abordagem qualitativa e descritiva o relato de caso de um paciente com retinopatia por hemoglobinopatia traço SC.

Relato do Caso

A.P.P.X, sexo femino, 35 anos, autônoma, residente em Brasília-DF, diagnosticada com hemoglobinopatia SC, comparece a consulta oftalmógica, no ano de 2020, com queixa de baixa de acuidade visual quando em frente a telas, em ambos os olhos. Ao exame oftalmológico, apresenta acuidade visual de 20/20 em ambos os olhos com correção, à fundo. Ao mapeamento de retina e retinografia colorida observou-se Black Sun burst temporal com shunts em periferia retiniana em OD e neovasos com aspecto coraliforme temporal em OE semelhantes às alterações do estágio II de Goldberg de retinopatia falciforme proliferativa. Na retinografia fluorescente apresenta neovasos temporais com shunts vasculares em ambos os olhos. O diagnóstico foi de retinopatia por hemoglobinopatia SC, o que levou à recomendação de fotocoagulação em ambos os olhos. As alterações retinianas permaneceram estáveis desde então, sem evidência de progressão até o momento. Foi sugerido acompanhamento anual com realização de mapeamento de retina - MR, ou sempre que a paciente apresentar novas queixas relacionadas à visão.

Conclusão

Embora a retinopatia por hemoglobinopatia SC seja uma condição oftalmológica pouco comum, seu controle requer um acompanhamento regular para identificar possíveis mudanças no quadro clínico, especialmente considerando o risco aumentado de complicações retinianas associadas ao genótipo SC. Em relação ao manejo, destaca-se a importância da fotocoagulação a laser como um tratamento na redução do risco de progressão da retinopatia nesses casos. Além disso, é importante uma orientação quanto à prevenção, enfatizando a necessidade de controle de comorbidades associadas como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, a fim de diminuir os fatores de risco modificáveis.

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP