Código
RC084
Área Técnica
Oculoplástica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Visão Hospital de Olhos
Autores
- Felipe Zibetti Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Rodrigo Tamietti Durães (Interesse Comercial: NÃO)
- Laíssa Carvalho Leite (Interesse Comercial: NÃO)
Título
COMPLICAÇOES PROVOCADAS PELA ASSOCIAÇAO DE PROCEDIMENTOS, CIRURGIAS PERIOCULARES E O USO DO PMMA
Objetivo
A blefaroplastia é um dos procedimentos oculares mais solicitados pelos pacientes, tendo em vista seu poder de rejuvenescimento. O polimetilmetacrilato (PMMA) possui muitas aplicações médicas em preenchimento de tecidos ósseos e moles. Este relato tem a intenção de discutir as complicações geradas pela associação de procedimentos, cirurgias perioculares e o uso do PMMA, com base num caso real.
Relato do Caso
Paciente feminina, 54 anos, branca, atendida em julho de 2019, relatando complicações estéticas em face após a realização de blefaroplastias, aplicação de PMMA, fios russos em região periocular e em face, além de alongamento de palpebras. Ao exame biomicroscópico, apresentava cantos mediais afastados, lagoftalmia e grandes lesões ulceradas laterais retraídas em ambos os olhos (AO). Ademais, foi acometida por infecção cutânea por Staphylococcus aureus multirresistente em mesma região. Realizou-se a cirurgia para correção das retrações de pálpebras inferiores, cantoplastia lateral e soof lift em AO. Posteriormente, houve piora progressiva de retração de cantos laterais por fibrose, tendo realizado neste intervalo 3 preenchimentos com gordura em região temporal de face. Foi então indicada e realizada nova abordagem cirúrgica de blefaroplastia superior, cantoplastia lateral e soof lift em AO. Após 5 meses da última intervenção cirúrgica, a paciente retornou satisfeita apresentando importante melhora funcional e, sobretudo, estética.
Conclusão
As cirurgias e injeções de substancias perioculares precisam ser bem indicadas, para que a associação de procedimentos não incida num resultado estético adverso. A literatura é pobre no que diz respeito à associação entre blefaroplastia e o uso de PMMA. Pesquisas devem ser realizadas a fim de que a aplicabilidade, os mecanismos de ação e possíveis complicações sejam elucidados, de modo a se tornar uma ferramenta segura nos procedimentos de correção palpebral. O tratamento de complicações é um desafio, como visto no caso relatado, podendo levar a deformidades permanentes e até complicações fatais.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP