Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P30

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Eyecare Health

Autores

  • MAURO CESAR GOBIRA GUIMARAES FILHO (Interesse Comercial: SIM)
  • Pedro Hélio Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marco Antônio Negreiros (Interesse Comercial: SIM)

Título

O PAPEL DA TELEOFTALMOLOGIA NA AVALIAÇAO DA ACUIDADE VISUAL, VISAO DE CORES E CAMPO VISUAL: ESTUDO TRANSVERSAL

Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de testes realizados por telemedicina para avaliar acuidade visual, visão de cores e campo visual em pacientes de todas as regiões brasileiras.

Método

Foi realizado um estudo observacional, transversal e retrospectivo. A amostra de conveniência foi composta por pacientes avaliados pelo ambulatório Eyecare Health via telemedicina entre os meses de outubro de 2023 e janeiro de 2024. Todos esses pacientes avaliados via telemedicina eram funcionários de uma multinacional avaliada em contexto ocupacional (consultas de admissão, periódicas e de desligamento). Os critérios de inclusão foram idade superior a 18 anos e os critérios de exclusão foram prontuários incompletos ou indisponíveis. Todos os pacientes realizaram três testes on-line: melhor acuidade visual corrigida (Eyecare Visual Acuity Test®), teste para visão de cores (Eyecare Color Vision Test®) e campo visual de confrontação remoto. A análise dos dados foi realizada pelo DATAtab.

Resultado

Entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, 2197 pacientes brasileiros foram avaliados via telemedicina. Desses, 91,81% eram homens e 8,19% mulheres, com idade média de 37 anos. 17,10% dos pacientes nunca passaram por avaliação oftalmológica e 21,45% estavam há mais de dois anos sem uma avaliação. As principais queixas incluíram visão embaçada para perto (16,4%) e coceira ocular (12,4%). Além disso, 25,2% usavam óculos e 40,3% não utilizavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A acuidade visual média registrada foi de 0,2logMar. Após realização do Eyecare Color Vision Test®, 2,28% dos pacientes apresentaram alterações, com 1,00% mostrando daltonismo leve, 0,59% deuteranopia, e 0,41% protanopia. Alterações no campo visual foram observadas em 3,23% dos pacientes, com hemianopsia bitemporal (1,09%) e hemianopsia temporal monocular (1,09%) sendo as mais comuns.

Conclusão

Esses achados reafirmam e destacam a importância da teleoftalmologia na detecção e rastreamento de doenças oftalmológicas, principalmente em países em desenvolvimento.

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP