Código
RC126
Área Técnica
Oncologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico de Sorocaba
Autores
- RAPHAEL OITAVEN ANDRADE DE AMORIM (Interesse Comercial: NÃO)
- Gabriela Martines Diniz da Gama (Interesse Comercial: NÃO)
- Thaísa Marcelino Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TRATAMENTO DE HEMANGIOMA CAPILAR CONJUNTIVAL COM LASER DE ARGÔNIO
Objetivo
Relatar 4 casos de adultos diagnosticados com hemangioma capilar conjuntival submetidos ao tratamento da lesão com laser de argônio.
Relato do Caso
Adultos entre 24 e 64 anos com diagnóstico de hemangioma capilar conjuntival foram convidados para participar do estudo e realizar a terapia de fotocoagulação com laser de argônio, no período entre 2020 e 2024. Foram feitos acompanhamentos mensais e fotodocumentação da lesão para avaliar resposta terapêutica. A partir da extensão do tumor e da resposta ao tratamento, era avaliada a necessidade de nova aplicação de laser. As configurações iniciais foram potência de 600mW, spot de 200 μm e duração de 100ms. A potência foi aumentada caso fosse evidenciado necessidade durante realização do tratamento. Não foram prescritos medicamentos tópicos após o procedimento e nenhum efeito colateral foi observado. Resultados Foi realizado tratamento com laser de argônio em 4 pacientes virgens de tratamento, nos quais a lesão surgiu já em idade adulta. Todos os pacientes apresentaram algum grau de melhora da lesão após o laser, com um deles apresentando resolução completa do hemangioma. Nenhum dos pacientes apresentou efeito colateral. Até o presente momento, foram realizadas 2 sessões em 2 pacientes e 1 sessão em 2 pacientes, sendo o resultado parcial exposto nas imagens a seguir.
Conclusão
O uso do laser de argônio no tratamento do hemangioma capilar de conjuntiva é algo promissor, já demonstrando nos resultados parciais melhora importante da lesão em poucas sessões. Não foram relatados efeitos colaterais pelos participantes do estudo . Não existe outro trabalho publicado abordando essa modalidade de tratamento para hemangioma conjuntival. Dessa forma, o laser de argônio carece de mais estudos para validar seu uso de forma rotineira.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP