Sessão de Relato de Caso


Código

RC230

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Cearense de Oftalmologia

Autores

  • ANTONIO MURILLO FERNANDES SALES (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO JAVIER YUGAR (Interesse Comercial: NÃO)
  • THIAGO CARVALHO BARROS DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

GRANULOMATOSE COM POLIANGEITE COM ACHADOS OCULARES

Objetivo

A granulomatose com poliangeíte (GPA) é uma vasculite necrotizante sistêmica de pequenos vasos. Os achados oftalmológicos estão presentes em até 50% dos pacientes. Esses achados são diversos e, entre eles, os achados de vasculite retiniana estão presentes raramente. Recentemente foram publicados novos critérios diagnósticos porém os achados oftalmológicos não se encontram entre eles. Descrevemos um caso de uma paciente de 43 anos diagnosticado com GPA cujo sintomas de apresentação foram perda de visual e hiperemia Ocular.

Relato do Caso

Mulher, 43 anos com três meses de dispneia refratária à terapia médica apresentou turvação visual recente associada a fotofobia e dor ocular do lado direito. Em uso de prednisolona tópica há uma semana. O paciente relatou vermelhidão no olho direito há duas semanas. A acuidade visual foi de MM no olho direito e 20/25 no olho esquerdo. Na lâmpada de fenda apresentou injeção conjuntival 3+ no olho direito, associada a afinamento escleral em região inferior, córnea translucida, presença de sinéquias posteriores, e catarata subcapsular leve. Pressão intraocular no OD: 6mmHg e OE:14mmHg. Exame de fundo de olho do olho direito mostrou extensa vasculite acometendo arcada inferior associado a presença de exudato subretiniano. OCT (Optovue, Optos) do olho direito foi notável pela diminuição difusa das camadas internas e externas, apagamento da linha elipsóide com presença de camada hiperreflectiva acima do EPR. Achados positivos sistêmicos: bolhas semelhantes a petéquias nos dedos das mãos, dedos dos pés e parte interna das coxas bilaterais; febres; taquicardia; poliartralgia migratória nas mãos, punhos, cotovelos, joelhos e quadris; e fadiga. Achados de inicio há 3 meses. sendo iniciado prednisolona oral 1 mg/kg/dia. Com exames de PCR 14, c-anca positivo, p-anca negativo RNM de órbitas com e sem contraste sem alterações.

Conclusão

Dessa forma é notório que o estudo das alterações oculares da GPA é importante para melhor esclarecer essa patologia no ponto de vista oftalmológico.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801