Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P59

Área Técnica

Visão Subnormal

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade do estado do Pará

Autores

  • GISELY SEGUCHI SPINASSE (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gabriel Nery Lima (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thomaz Willian De Carvalho Baia (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcus Breno Silva de Lima (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE CEGUEIRA E VISÃO SUBNORMAL NO BRASIL NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2013 A DEZEMBRO DE 2022.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo realizar a avaliação do perfil epidemiológico das internações de indivíduos por cegueira e visão subnormal no Brasil no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2022.

Método

Estudo observacional, transversal, analítico-descritivo e quantitativo. Os dados relacionados à notificação de internações de indivíduos por cegueira e visão subnormal no Brasil no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2022. Os dados foram obtidos por meio do DATASUS - Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) e tiveram as suas informações armazenadas e tabuladas no programa Microsoft Office Excel.

Resultado

No período analisado, ocorreram 769 casos de cegueira e visão subnormal em território brasileiro, sendo o ano de 2022 o de maior incidência com 121 notificações de casos, totalizando 15,7% do valor amostral. Quanto às regiões, o Sudeste foi a que apresentou maior prevalência com 445 (57,8%) casos. A região com menores casos foi a região Centro-Oeste, contabilizando 49 casos (6,3%). Em relação ao perfil epidemiológico nas regiões do Brasil, os casos de cegueira e visão subnormal foram mais prevalentes na faixa etária entre 55 a 59 anos (9,2%) e 60 a 64 anos (8,4%); no sexo masculino (51,1%); nos brancos (41,3%) seguidos de pardos (28,2%).

Conclusão

Pôde-se concluir que houve uma incidência crescente das notificações dos casos de cegueira e visão subnormal no Brasil no período analisado, com exceção do ano de 2020, onde houve uma queda. Outro dado relevante é o pico de notificações ser no ano de 2022, podendo abrir espaço para a hipótese de que nos anos anteriores e no ano vigente a atenção da saúde pública se mobilizou para atender a pandemia emergente da COVID-19, podendo respaldar o agravo aos casos. Outro dado é a raça branca ser a mais acometida por cegueira e visão subnormal, sabe-se que ela é a mais acometida epidemiologicamente pela degeneração macular, dentre outras predisposições como, inclusive, a idade avançada, também descrita no estudo como maior em prevalência nos casos de cegueira e visão subnormal.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801