Sessão de Relato de Caso


Código

GR12

Área Técnica

Oncologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: USP RP

Autores

  • LETICIA DE OLIVEIRA AUDI (Interesse Comercial: NÃO)
  • GABRIELA MOUSSE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RODRIGO JORGE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DESCOLAMENTO SEROSO DE RETINA SECUNDARIO A QUIMIOTERAPIA INTRA-ARTERIAL COM MELFALANO NO RETINOBLASTOMA

Objetivo

RELATAR UM CASO DE PACIENTE QUE EVOLUIU COM DESCOLAMENTO SEROSO DE RETINA E EDEMA MACULAR APÓS QUIMIOTERAPIA INTRA-ARTERIAL COM MELFALANO PARA TRATAMENTO DE RETINOBLASTOMA.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 2 anos de idade, foi encaminhado ao setor de Oncologia Ocular devido a leucocoria associada a estrabismo divergente em ambos os olhos. Fundoscopia e documentação com Retcam foram realizadas durante o exame sob sedação. Foi classificado como retinoblastoma do grupo D bilateral, sendo indicado tratamento com crioterapia e quimioterapia sistêmica. Após o primeiro ciclo de quimioterapia houve melhora do aspecto das lesões, porém, após 8 meses, apresentou sinais de atividade da doença no olho esquerdo (OE) com presença de sementes sub-retinianas, e quimioterapia intra-arterial com Melfalano foi indicada no OE. Quatro semanas depois, a mãe notou piora na visão, pois a criança caía com mais frequência. Novo exame foi realizado e evidenciou edema macular em OE , e opacidade de meios em olho direito (OD) devido a piora da catarata. Foi prescrito corticosteroide tópico e oral, com melhora do líquido sub-retiniano, apesar da presença de novas sementes vítreas à fundoscopia. Em seguida, foi indicado um segundo ciclo de quimioterapia intra-arterial com Carboplatina e Topotecano no OE. Após quatro meses, em exame de controle realizado, foram observados sinais de recidiva na região nasal inferior do olho direito. Optou-se por realizar crioterapia nas margens da lesão, e será reavaliado em um mês, em retorno de seguimento.

Conclusão

Até o momento, não foram encontrados na literatura relatos de edema macular e descolamento seroso de retina associados à quimioterapia intra-arterial com Melfalano. Nosso estudo chama a atenção para uma possível complicação dessa modalidade terapêutica, que pode levar à redução da acuidade visual da criança, impactando diretamente em sua qualidade de vida.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801