Sessão de Relato de Caso


Código

RC159

Área Técnica

Oncologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de São Paulo (USP)

Autores

  • LAISA FERRAZ DE ARRUDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • GABRIELA MOUSSE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RODRIGO JORGE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

BRAQUITERAPIA COMO OPÇAO TERAPEUTICA PARA HEMANGIOMA DIFUSO DE COROIDE – RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de hemangioma de coróide difuso associado a descolamento seroso da retina que após tratamento com braquiterapia obteve diminuição tumoral significativa.

Relato do Caso

Paciente, 6 anos, sexo masculino, com queixa de baixa acuidade visual (AV) progressiva há 1 mês em olho esquerdo. A AV com correção era 20/30 em olho direito (OD) e movimento de mãos (MM) em olho esquerdo (OE). À ectoscopia, apresentava uma mancha vinho do porto (nevus flammeus) fronto-temporal, na face, à esquerda e pressão intraocular de 16 mmHg em ambos os olhos (AO). Ao exame de biomicroscopia, não foram encontradas anormalidades em AO. À fundoscopia, sem alterações em OD e em OE, descolamento de retina seroso total e massa sub-retiniana com reflexo vermelho mais luminoso e profundo quando comparado com o outro olho (fundo tomate-ketchup) se estendendo de região nasal superior a temporal superior. A ultrassonografia B mostra uma lesão sólida, com alta refletividade interna no modo A e maior espessura de 6,76mm associado a descolamento total de retina confirmando diagnóstico de hemangioma de coróide difuso. Dentre as opções de tratamento, foi optado pela braquiterapia com placa de rutênio-106 associado a injeção intravítrea de metoprolol e ranibizumabe devido a presença de sintoma e descolamento de retina secundário. Procedimento ocorreu sem intercorrências. Após 4 meses ao tratamento, paciente encontra-se com AV de conta dedos frente face (CDFF) e ultrassonografia de OE mostra regressão significativa na espessura (3,96mm) de massa tumoral e do descolamento seroso.

Conclusão

O hemangioma de coroide é um hamartoma vascular benigno, classificado como circunscrito ou difuso. Várias modalidades terapêuticas já foram empregadas para tratamento dos hemangiomas sintomáticos. Neste caso, a braquiterapia com posicionamento do material radioativo na superfície da esclera e administração de dose em volume alvo mostrou-se um método eficaz e seguro relativamente rápido para controle e tratamento de hemangioma de coroide difuso associado a descolamento total de retina.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801