Código
RC041
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Unidade Oftalmológica de Laser - UNILASER
Autores
- LETICIA DELSIN MIZAEL (Interesse Comercial: NÃO)
- FABIANO BOJIKIAN CIOLA (Interesse Comercial: NÃO)
- NAYJA GERAISSATE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SERIE DE CASOS – QUEIMADURAS CORNEANAS RELACIONADAS AO USO DE POMADA CAPILAR MODELADORA
Objetivo
Relatar três casos com alterações corneanas relacionadas a pomada capilares modeladoras atendidos em fevereiro de 2023 no Pronto Atendimento da Unidade Oftalmológica de Laser (UNILASER) de Santos, São Paulo. Os atendimentos aconteceram na semana em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil.
Relato do Caso
Caso 1: feminino, 24 anos, com dor ocular, ardência intensa, hiperemia ocular, epífora, sensação de areia e embaçamento visual em olho direito (OD) há 8 horas, associado à cefaleia frontal à direita, após tomar chuva. Paciente havia feito trança do lado direito do cabelo há 3 dias com uso de pomada modeladora pela cabeleireira. AVCC OD 20/100 com desepitelização corneana central de 4 mm corando a fluoresceína na luz de cobalto (imagens 1 e 2). Caso 2 e 3: feminino, 29 e 39 anos, com dor ocular em ambos os olhos (AO), ardência, sensação de areia e embaçamento visual há 2 dias. Haviam estado em um evento onde trançaram os cabelos com uso de pomada modeladora; e, logo em seguida, entraram na piscina. Ao exame oftalmológico, apresentaram respectivamente: AVCC AO 20/50 com úlcera de córnea central de 5 mm com ceratite difusa corando a fluoresceína na luz de cobalto, com leve afinamento corneano local AO, e; AVSC OD 20/70P também apresentando úlcera corneana central de 5 mm e ceratite difusa corando a fluoresceína na luz de cobalto, sem afinamento corneano.
Conclusão
Com os registros dos primeiros casos de alterações oculares após uso de pomada modeladora, a ANVISA, em março de 2022, iniciou recolhimento, proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de algumas marcas de pomada para tranças. Ainda não foi determinada ainda se é, de fato, uma substância presente nesses produtos, ou se é alguma interação desses produtos com alguma outra substância. A intensidade dos sintomas e a severidade do acometimento ocular pode variar. Um maior número de casos foi registrado no sexo feminino. A melhor forma de prevenção é a informação.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801