Código
P10
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- ANA CECILIA CARVALHO TORRES (Interesse Comercial: NÃO)
- ANALIVIA BARROS COSTA OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- CIRO ARRUDA CAMARA VIRGOLINO (Interesse Comercial: NÃO)
- GERSON GOMES DA NOBREGA FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- RENATA PONTES DUARTE (Interesse Comercial: NÃO)
- CAMILA VIEIRA OLIVEIRA CARVALHO VENTURA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ESTUDO DAS MANIFESTAÇOES E COMPLICAÇOES CLINICAS OCULARES APOS O USO DE POMADAS CAPILARES EM PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGENCIA DA FUNDAÇAO ALTINO VENTURA
Objetivo
Avaliar e descrever as manifestações e complicações clínicas oftalmológicas relacionadas ao uso de pomadas capilares após o contato com a água.
Método
Trata-se de um estudo de série de casos ambidirecional descritivo. Os dados foram coletados dos prontuários eletrônicos de pacientes atendidos na Fundação Altino Ventura (FAV) de fevereiro 2022 a fevereiro de 2023 com história de trauma ocular químico após o uso de pomada capilar. As variáveis analisadas foram idade, sexo, cidade de origem, acuidade visual do pior olho, numero de consultas, queixa principal, biomicroscopia, escala de dor e tratamento adotado.
Resultado
Um total de 168 pacientes (95,2% [n =160 ] sexo feminino) com média de idade de 30.8 (4 –56 ) anos foram avaliados. As principais queixas em primeiro atendimento foram dor e fotofobia em até 24h posteriores ao contato ocular. (80,4% [n =135] dos pacientes apresentaram classificação VERMELHA para dor em primeiro atendimento. Mais de 80% (n = 139) dos pacientes apresentaram ceratite e cerca de 62,5% (n = 105) abrasão de córnea. A intensidade do acometimento corneano determinou a baixa de acuidade visual. As lesões mostraram-se reversíveis com tratamento medicamentoso ocular: lubrificante, antibiótico, pomada reepitalizante. O protocolo institucional da FAV de 2023 inclui corticoide ocular para todos os casos assim como vitamina C por via oral. (66,1% [n = 111]) dos pacientes precisaram de retorno e reavaliação.
Conclusão
O uso de pomadas capilares quando em contato com água (chuva, banho de piscina, banho domiciliar) pode ocasionar trauma químico ocular, o qual mostrou-se reversível com tratamento precoce. Alguns componentes como ceteareth-20, polietilenoglicol, EDTA foram identificados como potenciais causadores das lesões oculares. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA identificou o ceteareth-20 como principal causador de danos oculares quando em concentrações acima do permitido. Palavras-chaves: CID-10: Ceratite (H16). DeCS: Córnea; Doenças da córnea, Ceratite.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801