Código
RC264
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Ophthal Hospital Especializado
Autores
- ROBERTO BRASSALOTI FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- Sarah Soares Brassaloti (Interesse Comercial: NÃO)
- Daniel Prado Beraldo (Interesse Comercial: NÃO)
Título
REALIZAÇAO DE INTROFLEXAO ESCLERAL UTILIZANDO ILUMINAÇAO ACESSORIA CHANDELIER
Objetivo
Relatar o uso da iluminação chandelier durante procedimento cirúrgico de introflexão escleral para visualizar rotura e realizar crioterapia.
Relato do Caso
Paciente W.M.X, sexo masculino, procedente de São Paulo/SP, foi atendido no pronto socorro da Ophthal com queixa de baixa de visão no olho direito há cerca de 04 dias. Negava trauma. Referia alto grau de miopia em ambos os olhos. Negava outras comorbidades. Ao exame apresentava acuidade visual (AV) de <20/400 em OD e 20/25 em olho esquerdo (OE) com correção. À biomicroscopia apresentava, conjuntiva clara, córnea transparente, câmara anterior formada e sem reação, fácico em OD, sem alterações em OE. A pressão intra-ocular era 6mmhg OD e 14mmhg no OE, e a fundoscopia no OD apresentava vítreo límpido, nervo óptico róseo com escavação fisiológica e atrofia peripapilar, descolamento de retina regmatogênico com rotura em ferradura em região nasal superior, mácula off, OE com características de fundus miopicos. Indicado assim introflexão escleral com drenagem de liquido subretiniano e realização de crioterapia na região da rotura com a utilização da iluminação chandelier, ganhando assim maior visibilidade de campo cirúrgico. Até o momento a retina se encontra aplicada no OD e a AV com correção é de 20/30.
Conclusão
À utilização da iluminação chandelier demostrou maior ganho de campo cirúrgico, facilitando a realização da crioterapia na rotura e, consequentemente, proporciona melhor resultado para a cirurgia de introflexão escleral.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801