Código
P46
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Columbia University
- Secundaria: Universidade de São Paulo (USP)
Autores
- LUCAS ALVAREZ ROSA (Interesse Comercial: NÃO)
- Lígia Issa de Fendi Arruda (Interesse Comercial: NÃO)
- Alex Teles Vasconcelos (Interesse Comercial: NÃO)
- Denny Marcos Garcia (Interesse Comercial: NÃO)
- George Cunha Cardoso (Interesse Comercial: NÃO)
- Carlos Gustavo Vasconcelos de Moraes (Interesse Comercial: NÃO)
- Jayter Silva de Paula (Interesse Comercial: NÃO)
Título
FATORES RELACIONADOS A DIMINUIÇAO DA DENSIDADE VASCULAR SUPERFICIAL COM O AUMENTO AGUDO DA PRESSAO INTRAOCULAR.
Objetivo
Investigar os fatores de risco relacionados à diminuição da densidade vascular (DV) observada por meio da tomografia de coerência óptica com angiografia (OCT-A) em pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) e controles, decorrente do aumento agudo e controlado da pressão intraocular (PIO) pelo oftalmodinamômetro (OFD).
Método
Quarenta e dois olhos de 42 participantes (Controles:22 e GPAA:20; 25 mulheres; 62,5±7,9 anos) foram submetidos à OCT-A para avaliação da DV do complexo superficial (SVC) na região peripapilar, em 3 situações experimentais: a. Posição primária do olhar, b. Adução de 25 graus e c. Adução de 25 graus e indução do aumento da PIO. Curvas individuais da relação da PIO com a força aplicada com OFD durante a tonometria de aplanação de Goldman foram construídas para posterior uso durante a OCT-A, visando ao aumento da PIO> 10 mmHg. Comparações da DV, dada pela proporção normalizada de pixels brancos das imagens, foram feitas após sobreposição de imagens, após exclusão automatizada de grandes vasos da retina (>40uM) e covariáveis oculares e sistêmicas foram estudadas como potenciais fatores envolvidos na diferenças na DV observada por regressão multivariada.
Resultado
Observou-se aumento significativo da PIO durante adução e uso do OFD (Controle: +13,9±1,6; GPAA: +13,2±2,2 mmHg, p>0,5). Observou-se diminuição significativa da DV do SVC apenas entre as situações a. e c. e entre b. e c. em sujeitos com GPAA (p<0,01) e controles (p<0,05) (Tabela 1). A PIO máxima induzida pelo OFD (p=0,002) e a rigidez escleral (p=0,033) foram os únicos fatores significativamente associados à diminuição da DV em pacientes com GPAA.
Conclusão
A indução de aumento agudo e controlado da PIO pelo OFD, mas não a adução ocular, leva à diminuição da DV do SVC peripapilar, a qual está associada a maiores níveis de PIO e rigidez escleral em pacientes com GPAA. Tais resultados fortalecem o conceito de lesão isquêmica no glaucoma e apontam a PIO e a rigidez tecidual como fatores associados.