Código
P39
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Autores
- FELIPE ZOCATELLI YAMAMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
- GILVAN VILARINHO DA SILVA FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- OLIVIA MOURA DE PAULA RICARDO (Interesse Comercial: NÃO)
- TIAGO SANTOS PRATA (Interesse Comercial: NÃO)
- SERGIO HENRIQUE TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- CAROLINA PELEGRINI BARBOSA GRACITELLI (Interesse Comercial: NÃO)
- AUGUSTO PARANHOS JR (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO AUTOMATIZADA DE HEMOGLOBINA NO DISCO OPTICO: CORRELAÇAO COM EXAMES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS NO GLAUCOMA
Objetivo
Analisar a correlação entre parâmetros da perimetria (Mean Defect-MD), da tomografia de coerência óptica (OCT; camada de fibras nervosas da retina [CFNR] e complexo de células ganglionares [GCC]), e da estimativa da concentração de hemoglobina no disco óptico (HbDO) pelo Laguna ONhE (Globin Distribution Factor-GDF e hemoglobina total-HbT) em pacientes com glaucoma.
Método
Análise retrospectiva dos seguintes exames de pacientes com glaucoma: retinografia e OCT através do Triton, e exame de campo visual (CV) pelo Octopus 600. As imagens de retinografia foram analisadas pelo programa Laguna ONhE para avaliação automatizada da concentração de HbDO. Para análise da correlação entre as variáveis estruturais e funcionais, utilizou-se regressão linear de modelos mistos.
Resultado
Foram incluídos 245 olhos de 142 pacientes (média de idade de 64,6 anos). A média do índice MD do CV foi de -6,5dB (±6,3). Em relação aos parâmetros globais, a análise multivariada revelou correlação significativa entre o MD e o GDF (R2m=0,125; p<0,001). A espessura da CFNR se correlacionou com o GDF (R2m=0,225; p<0,001) e a espessura do GCC se correlacionou tanto com o GDF (R2m=0,172; p<0,001), quanto com a HbT (R2m=0,034; p=0,005). A análise setorial revelou correlações significativas no setor temporal inferior entre a HbT do Laguna (271-310º) e a espessura da CFNR (R2m=0,194; p<0,001) e GCC do OCT (R2m=0,193; p<0,001).
Conclusão
Nossos dados sugerem correlações significativas, tanto globais quanto setoriais, entre parâmetros do Laguna e índices estruturais (OCT) e funcionais (CV) convencionais. Assim, o Laguna ONhE pode se mostrar um software alternativo na avaliação do glaucoma.