Sessão de Relato de Caso


Código

RC007

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • MÁRCIA CRISTINA TODO (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUIZ VIEIRA SÁ II (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANTONIO CARLOS LOTTELLI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ECTOPIA LENTIS BILATERAL EVOLUINDO COM COMPLICAÇOES - RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever caso de paciente com ectopia lentis bilateral que evoluiu com aumento da pressão intra-ocular(PIO) e subluxação do cristalino para cavidade vítrea.

Relato do Caso

L.A.P.B., 62anos, feminino, com glaucoma em uso de travoprosta há 30 anos, foi encaminhada devido à subluxação de cristalino em ambos os olhos(AO) há 10 anos. Nega trauma ocular. Refere que um irmão e três sobrinhos tiveram subluxação de cristalino. Em 2019, a acuidade visual(AV) sem correção era de 20/50 em olho direito(OD) e 20/60 em olho esquerdo(OE); na biomicroscopia(BIO) facodonese, iridodonese e deslocamento do cristalino para setor nasal em OD e para setor temporal superior em OE. Indicada facectomia intracapsular(FIC), mas paciente não quis operar. Em 2020, durante exame sob midríase medicamentosa o cristalino de OE deslocou para câmara anterior, revertido com decúbito dorsal e colírio de pilocarpina; sendo indicada de novo FIC. Enquanto aguardava convocação para cirurgia, paciente evoluiu com bloqueio pupilar e aumento da PIO(20/18 mmHg); sendo realizada iridotomia em AO, com redução da PIO para 13/13 mmHg. Na época, paciente desiste da cirurgia. Retorna em 2022 relatando piora da AV. Na refratometria OD -4.25^-1.50@10°(20/50) e OE +14.50^-0.75@150°(20/20). BIO em OD mantida(imagem 1) e OE com cristalino deslocado quase totalmente para cavidade vítrea inferior(imagem 2). Foi realizado em OD, FIC com vitrectomia anterior e afacia; no intraoperatório, notou-se cristalino de tamanho reduzido e esferiforme. No pós-operatório, OD com +16.75^-1.25@100°(20/30), PIO de 13mmHg sem colírio hipotensor. Está aguardando a cirurgia de OE junto com a equipe da retina.

Conclusão

Ectopia lentis é o deslocamento parcial ou total do cristalino. As causas podem ser hereditária ou adquirida e suas principais complicações são: erro refrativo, glaucoma, uvéite, toque endotelial, deslocamento do cristalino para vítreo, descolamento de retina. A paciente do relato optou por postergar a cirurgia, desta forma apresentou algumas complicações como aumento da PIO e subluxação do cristalino para o vítreo.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade