Código
P73
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos do Paraná
Autores
- LETÍCIA COSTA ALMEIDA MARIUZZO (Interesse Comercial: NÃO)
- Vera Lúcia Rodrigues Falcão (Interesse Comercial: NÃO)
- Carlos Augusto Moreia Júnior (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TRIAGEM OCULAR EM CRIANÇAS
Objetivo
Identificar e acompanhar condições oculares de forma preventiva, para busca de tratamento precoce e adequado. Quando se trata de saúde, a melhor ação é sempre a prevenção
Método
Em formato de “blitz in loco”, foram realizados dois exames oftalmológicos em horário de aula, para comodidade dos pais e segurança dos alunos. Através de equipamentos portáteis foram realizados o Teste de acuidade visual e o Teste de erros refrativos, em crianças a partir de 6 meses de vida. Os dados obtidos foram encaminhados aos especialistas do Hospital de Olhos do Paraná que analisam as informações e emitiram o laudo, que foram encaminhados aos pais/responsáveis das crianças, via e-mail. Os resultados foram armazenados em um banco de dados, através de uma planilha Excel. Posteriormente, sendo agrupadas e classificadas nas diferentes ametropias existentes.
Resultado
Participaram da pesquisa 1000 alunos/estudantes a partir de 6 meses de vida. No resultado obtido, 156 pacientes (15%) apresentaram alterações nos teste de triagem. Quanto a idade, 91 alunos (6 meses - 5 anos), 45 alunos (6 - 10 anos) e 20 alunos (acima de 11 anos).
Conclusão
O teste de triagem em crianças não substitui uma avaliação com o oftalmologista, entretanto é um exame complementar e preventivo, que auxilia na detecção de erros refrativos no período da infância, principalmente na fase de desenvolvimento visual. Nesse sentido, os testes de triagem são importantes para detectar crianças que necessitam de uma avaliação e uma possível intervenção precoce pelo médico oftalmologista, a fim de obter um bom prognóstico visual dos pacientes jovens.