Código
P80
Área Técnica
Refração
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
Autores
- RAQUEL SILVEIRA DE MAMAN (Interesse Comercial: NÃO)
- Patricia Ioschpe Gus (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Dementshuk Lengler (Interesse Comercial: NÃO)
- Marina Puerari Pieta (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Antonia Torres Arteche (Interesse Comercial: NÃO)
- Antônia Stumpf Martins (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RESULTADOS PRELIMINARES DE QUESTIONARIO APLICADO A PACIENTES COM E SEM CERATOCONE
Objetivo
O ceratocone (KC) é uma doença ectásica progressiva que afeta a estrutura da córnea por mecanismos diversos, que ocasiona redução da acuidade visual e apresenta risco de cegueira. Este estudo visa testar um questionário, acessível a profissionais da saúde, que seja capaz de identificar pacientes de risco para encaminhá-los a centros especializados.
Método
Cento e vinte oito indivíduos, sendo 64 escolares da rede municipal e 64 pacientes com ceratocone tratados e acompanhados no serviço de oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS. Todos concordaram em responder a um questionário com 14 perguntas que abordavam aspectos sociodemográficos e médicos.
Resultado
dos parâmetros avaliados, constatou-se associação ceratocone e presença de história familiar positiva para KC em 25% (p<0.001). A presença de atopias (p=0.104), asma ou bronquite (p=0.47) e consanguinidade (p=0.55) não apresentaram diferenças entre os grupos. Não houve significância estatística entre os grupos com relação ao coçar os olhos ( p=0.32).
Conclusão
Conclusão: o questionário aplicado na pesquisa sugere que o ato de coçar os olhos é igualmente presente em pacientes com ceratocone e em jovens sem a ectasia, mas que os doentes são orientados a não coçar e tratados para este fim. contrariamente, não é hábito perguntar para todos os pacientes jovens sobre o hábito de coçar os olhos e expor o eventual risco desta atitude. Desta forma, questionamos a convicção de que o ato de coçar os olhos seja um fator causal na gênese do ceratocone, ou que as alergias de vias aéreas sejam obrigatoriamente mais prevalentes em pacientes com ceratocone do que em não portadores.