Sessão de Trabalhos Científicos - Apresentação Oral


Código

TL02

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: IFCE

Autores

  • MARIE CRUZ GARON (Interesse Comercial: SIM)
  • ABRAHÃO DA ROCHA LUCENA (Interesse Comercial: SIM)
  • DANIEL DA ROCHA LUCENA (Interesse Comercial: SIM)
  • WELLINGTON NOBERTO DA SILVA ARAÚJO (Interesse Comercial: SIM)
  • LUIZ FELIPE SOUSA MACIEL (Interesse Comercial: SIM)
  • GERÔNIMO PEREIRA AGUIAR (Interesse Comercial: SIM)

Título

CRIAÇAO DE APLICATIVO AUTOMATIZADO PARA CONFECÇAO DE LAUDOS DE MICROSCOPIA ESPECULAR CORNEANA BASEADO EM VISAO COMPUTACIONAL

Objetivo

Construir um aplicativo automatizado para dispositivos móveis com o auxílio da inteligência artificial (IA) que promova o diagnóstico de quatro padrões clínicos presentes em imagens de microscopia especular do endotélio corneano.

Método

A técnica aplicada foi a Rede Neural Convolucional (CNN), a qual consiste em um sistema de computação que ao utilizar algoritmos consegue reconhecer padrões e correlacionar dados, além de agrupá-los e classificá-los por meio da inteligência artificial (IA).As imagens do endotélio corneano foram identificadas com um aplicativo que utiliza uma rede neural previamente alimentada com imagens padronizadas, acionando a linguagem de programação e reconhecimento de imagem Python para construção dessa rede que, além de ser reconhecida por ser uma linguagem de programação de alto nível, é fácil e objetiva. Na sequência, todas as imagens reconhecidas e codificadas pela visão computacional foram transferidas para a plataforma iOS e Andróide. As imagens do endotélio corneano foram captadas das microscopias especulares que estavam em um banco de dados .O banco de padrões de diagnósticos gerado consiste em 2221 microscopias especulares, das quais:1272 foram classificadas como mosaico endotelial íntegro,653 como guttatas raras, 150 como guttatas esparsas e 146 como guttatas confluentes. Oitenta por cento foram utilizadas para treino da rede, 20,00% para teste e 20,00% para validação, considerando os diagnósticos para os quatro padrões de mosaicos endoteliais. Para estatística utilizamos testes de sensibilidade para avaliar todos os dados.

Resultado

A rede neural obteve a seguinte sensibilidade: mosaico endotelial íntegro (sensibilidade 93,38%), guttatas raras (sensibilidade 94,45%), guttatas esparsas (sensibilidade 87,00%) e guttatas confluentes (sensibilidade 88,15%)

Conclusão

Um aplicativo de smartphone foi construído com rede neural própria, sendo capaz de identificar automaticamente quatro padrões diagnósticos de imagens do mosaico endotelial corneano por intermédio da inteligência artificial.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade