Sessão de Relato de Caso


Código

RC156

Área Técnica

Patologia Externa

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • LETICIA GUERRA BARRETTO CONRADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • CECÍLIA MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)
  • BERNARDO MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DIAGNOSTICO MULTIMODAL DA RINOSPORIDIOSE CONJUNTIVAL: RELATO DE CASO

Objetivo

Analisar o caso clínico supracitado com a finalidade de avaliar o diagnóstico, o curso e o tratamento de uma doença de baixa prevalência como a Rinosporidiose conjuntival.

Relato do Caso

Paciente de 13 anos, proveniente de Arcoverde-PE, filha de agricultores e ajudante na plantação famíliar, foi atendida na urgência da Fundação Altino Ventura com queixa de sangramento recorrente em OD. Ao exame, foi observada lesão sobrelevada séssil, avermelhada, com múltiplos pontos esbranquiçados em conjuntiva tarsal superior do OD. De início, foi levantada a hipótese de granuloma piogênico e prescrito colírio com tobramicina e dexametasona. Paciente retornou após 15 dias ainda com sangramento ocular, sendo aventada a possibilidade de lesão conjuntival infeciosa e solicitado exames pré-operatórios e microscopia confocal. Paciente retornou apresentando mudança no aspecto da lesão, dessa vez, maior e com aumento na quantidade de pontos esbranquiçados intralesionais que se tornaram menores. A microscopia confocal evidenciou estruturas circulares de cerca de 200 micra com pontos hiperrefletivos no interior. Paciente submetida a exérese da lesão com cauterização da base e foi retirado pequeno fragmento da peça cirúrgica para avaliação micológica pela possibilidade de lesão fúngica sugerida pela microscopia confocal e o restante foi enviado para avaliação no departamento de patologia da UFPE em formalina. Avaliação anatomopatológica mostrou inflamação crônica ativa com cistos contendo endósporos (esporangeas/adiaconideas), sugerindo adiaspiromicose ou rinosporidiose. Micologia revelou estruturas de Rinosporidium seeberi, confirmando rinosporidiose. Após discussão com o departamento de infectologia do Hospital das Clínicas de Pernambuco, foi optado pelo uso de cetoconazol oral por 14 dias. Não há conhecimento de recidivas.

Conclusão

Por ser uma doença pouco prevalente, principalmente em sítio ocular, a rinosporidiose é pouco conhecida e pouco estudada, assim, o presente relato tem a importância de gerar maior conhecimento acerca dessa infecção no ser humano.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade