Código
RC072
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Autores
- ANTERO PINTO CARDOSO FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- GRAZIELA MASSA RESENDE (Interesse Comercial: NÃO)
- JAYTER SILVA DE PAULA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AUMENTO DA PRESSAO INTRAOCULAR EM PACIENTE COM IRIS EM PLATEAU ASSOCIADA A PUPILA TONICA DE ADIE.
Objetivo
Descrever um caso de glaucoma de ângulo fechado com Iris em Plateau associado a crise hipertensiva unilateral desencadeada por pupila tônica de Adie.
Relato do Caso
Uma mulher de 34 anos, apresentou com queixas de três episódios de aumento da pressão intraocular (PIO) em olho esquerdo (último com PIO = 36 mmHg), quatro meses após parto cesárea sem intercorrências. Havia recebido o diagnóstico de pupila de Adie há 1 mês após teste com pilocarpina 0,125%, neste olho. O exame gonioscópico revelava não visualização direta das estruturas camerulares, porém com abertura à indentação. Fundoscopia mostrou relação escavação/disco óptico vertical muito pequena à direita (0,1) e aumentada à esquerda (0,6). A tomografia de coerência óptica de segmento anterior evidenciou configuração de íris em plateau bilateralmente. O exame perimétrico e a OCT da camada de fibras nervosas comprovaram defeito glaucomatoso típico à esquerda. Houve melhora das queixas e controle dos episódios de aumento da PIO após iridotomia e uso associado de betabloqueador, inibidor da anidrase carbonica e pilocarpina tópicos, porém sem mudanças na conformação da íris (Figura)
Conclusão
Este raro caso sustenta a hipótese de que a dilatação causada pela pupila tônica de Adie pode ser um fator importante no desenvolvimento de glaucoma de ângulo fechado unilateral em pacientes com íris em plateau.