Código
P08
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico de Anápolis
Autores
- SARAH GONÇALVES DA CRUZ (Interesse Comercial: NÃO)
- Daniela Cristina Schroff Machado (Interesse Comercial: NÃO)
- Alessandra Andrade Lopes (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Carolina Poloniato Brito (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Dias Lucena Neto (Interesse Comercial: NÃO)
- Amanda Feitoza de Oliveira Lima (Interesse Comercial: NÃO)
- Nilo Borges Guimarães (Interesse Comercial: NÃO)
- Caroline Alencar de Almeida Ramos (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A FACECTOMIA EM UM SERVIÇO DE RESIDENCIA MEDICA EM GOIAS
Objetivo
Delinear o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata em um serviço de residência médica em Goiás, comparando-o a outros hospitais do estado.
Método
Estudo transversal e retrospectivo realizado através da análise dos prontuários de 498 pacientes submetidos à cirurgia de catarata, durante o período de março de 2020 à fevereiro de 2021, pelos residentes do Instituto e Hospital Oftalmológico de Anápolis (IHOA).
Resultado
Observou-se que a maioria dos pacientes submetidos à cirurgia apresentavam idade entre 61 e 70 anos (43,7%) e acima de 70 anos (39,9%). Em relação ao sexo, a prevalência feminina foi discretamente maior (54,2%). No que tange ao olho operado, ambos os olhos registraram a mesma porcentagem (50%). Quanto às comorbidades, 63,7% dos pacientes eram hipertensos e 25,2% diabéticos. Analisando a história oftalmológica pregressa, identificou-se glaucoma em 15,4% dos olhos, doença macular relacionada à idade (DMRI) em 6,9%, retinopatia hipertensiva em 9,9% e retinopatia diabética em 5,8%. Ao estabelecer comparação com outros serviços goianos, foi observado perfil epidemiológio semelhante. Um estudo realizado em 2017 pelo Instituto de Olhos de Goiânia, também foi identificada prevalência feminina (68,5%), com idade dos pacientes variando de 35 a 94 anos e comorbidades mais comuns similares às do presente estudo: HAS e DM. Já em outro estudo, realizado em 2011 pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, 56,2% dos pacientes eram do sexo feminino e a idade mais prevalente a partir dos 60 anos (66,3%), sendo 33,3% entre 60-69 anos e 33% acima dos 70 anos.
Conclusão
Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata no IHOA, foram predominantemente idosos, do sexo feminino, portadores de doenças de base como HAS e DM e de afeções oftalmológicas como glaucoma, DMRI, RH e RD, em concordância com outros serviços locais. Esse perfil pode se relacionar a maior longevidade feminina e a maior procura dessa população aos serviços de saúde.