Código
P25
Área Técnica
Epidemiologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: VISÃO HOSPITAL DE OLHOS
Autores
- RAFAEL DE OLIVEIRA SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- LEANDRO CESAR COTTA (Interesse Comercial: NÃO)
- LEANDRO MIRANDA MENINO MENDES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CONJUNTIVITE VIRAL: EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19.
Objetivo
Conhecer o número de atendimentos com diagnóstico de Conjuntivite Viral (CV) no ano de 2019 no Visão Hospital de Olhos - DF, período pré diagnóstico de COVID-19 no DF e comparar com o número de atendimentos com diagnóstico de CV durante 2020, ano em que o primeiro caso foi diagnosticado no DF, o que aconteceu em 07 de março de 2020. Além de traçar hipóteses para as possíveis causas dessa associação.
Método
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo em que foram coletados os dados dos prontuários eletrônicos de pacientes atendidos durante o ano de 2019 e comparar com os atendimentos durante o ano de 2020.
Resultado
A coleta de dados resultou em 14917 atendimentos com diagnóstico de CV em 2019. Em 2020 houveram 7649 atendimentos conforme extrai-se da figura 1. Vale ressaltar que os dados colhidos não fazem discriminação entre casos únicos e casos de pacientes atendidos mais de uma vez. Considerando os dados apresentados, evidencia-se uma redução de 48,72% no número de atendimentos com diagnóstico de CV entre 2019 e 2020. Comparando-se o número de atendimentos mensalmente inferimos que em todos os meses, após o primeiro caso diagnosticado de COVID-19 no DF, houve diminuição do número de atendimentos com diagnóstico de CV, conforme ilustrado pela figura 2.
Conclusão
Por meio dos dados coletados conclui-se que houve uma relação direta entre a diminuição do número de casos de CV atendidos no Visão Hospital de Olhos - DF e o primeiro diagnóstico de COVID-19 no DF. Contudo não é possível afirmar através dos dados disponíveis a real causa dessa diminuição. Como hipóteses podemos sugerir medidas sanitárias, distanciamento social, diminuição da mobilidade da população, medo da busca de atendimento médico durante a pandemia, entre outras, tendo em vista as características de disseminação dos vírus causadores da CV. Importante ressaltar que mais estudos devem ser realizados para elucidar essa relação e suas possíveis causas.