Código
RC139
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Paranavaí
Autores
- MARIANA TRENTO TORETTA (Interesse Comercial: NÃO)
- BEATRIZ KAWANO DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- HUGO ALISSANDRO BERNARDES DE ALCANTARA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DO BEBE SACUDIDO
Objetivo
A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) constitui uma forma de abuso infantil com morbidade e mortalidade significativas. Ocorre quando uma criança é balançada repetida e violentamente, causando movimento do tipo chicote cervical, cuja força de aceleração/desaceleração induz lesões como hemorragia subdural, subaracnóidea e retiniana. O objetivo deste trabalho é apresentar caso de lactente cujo diagnóstico foi confirmado após avaliação oftalmológica.
Relato do Caso
Feminina, 2 meses, encaminhada via SAMU devido rebaixamento de estado geral. Segundo relato de mãe, lactente estava com o pai quando apresentou palidez, hipotonia e ausência de movimentos oculares, com duração de três minutos. No pronto socorro, apresentava sonolência e hipotonia. Realizada hidratação, sintomáticos, exames laboratoriais, tomografia de crânio e solicitada avaliação da oftalmologia. Nascida de parto cesárea, 38 semanas, APGAR 9/9. Reside com pais biológicos, sem relato prévio de maus tratos ou condições socioeconômicas relevantes. Ao exame oftalmológico, apresentou microhemorragias epirretinianas e intrarretinianas (figura 1) em grande quantidade em todos os quadrantes de ambos os olhos. TC de crânio evidenciou hematoma subdural laminar (figura 2), sem efeito de massa, sendo avaliada por neurologista que indicou quadro sugestivo de origem traumática e tratamento conservador. Após contato com assistente social, recebeu alta no sexto dia de internamento, em bom estado geral, seguindo acompanhamento de neurocirurgia, oftalmologia e pediatria, para avaliar regressão de lesões.
Conclusão
Os sintomas da SBS, geralmente inespecíficos, podem passar despercebidos no pronto atendimento, sendo importante causa de morbi/mortalidade na população pediátrica. O diagnóstico é controverso, difícil e tem importantes repercussões legais e familiares. Neste caso o diagnóstico foi possível após avaliação oftalmológica que muitas vezes não está disponível em todos os serviços. O estudo tem como objetivo alertar para a ocorrência desta síndrome, possivelmente subnotificada.