Código
RC195
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Olhos Roraima
Autores
- EDUARDO VON WEIDEBACH (Interesse Comercial: NÃO)
- Raphael pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Grasiela de moraes camisa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
OCLUSAO IMINENTE DE RAMO VENOSO E HEMORRAGIA PRE- RETINIANA POS COVID-19
Objetivo
Relatar caso de paciente que apresentou piora no quadro de hipercoagulabilidade após infecção por COVID-19 causando congestão venosa e quadro de iminência de oclusão de ramo venoso, com melhora após utilização de anticoagulante.
Relato do Caso
J.C.L, 36 anos, médico, masculino, busca atendimento oftalmológico por borramento em visão central no olho de melhor visão, olho esquerdo. Relata re-infecção por COVID -19, 15 dias antes do início dos sintomas oculares, refere que durante a infecção apresentou episódios recorrentes de vômitos. Apresenta como história pregressa, oclusão de ramo de venoso temporal superior da retina em olho contralateral (olho direito), episódio ocorreu há 8 anos, onde foi submetido a tratamento com fotocoagulação a laser e injeção de antiangiogênico. Paciente relata recuperação da visão central, com perda de campo visual inferior. Como comorbidades apresenta obesidade grau I, hipertensão em tratamento e enxaqueca com aura. Têm ao exame de sangue anticorpo anticoagulante lúpico positivo (TTPA+). Ao exame oftalmológico, observado, em ambos os olhos, visão de 20/20 (1,0), sem alterações à biomicroscopia e pressão intraocular de 14mmHg. À fundoscopia do olho direito apresenta aumento da tortuosidade vascular, com vasos fantasmas em arcada temporal superior e marcas de laser em meia periferia superior. Em olho esquerdo apresenta discreto borramento de bordos do nervo, aumento da tortuosidade vascular, associado a microhemorragia em arcada temporal superior e atenuação do brilho macular em região parafoveal superior e temporal. Ao exame de OCT de ambos os olhos a fóvea apresenta anatomia preservada, sem presença de edema. Optou-se por tratamento ocular expectante e uso de anticoagulante via oral, Xarelto 20mg/dia por 40 dias. Após o tratamento paciente obteve melhora dos sintomas visuais e fundoscópicos.
Conclusão
Importância no controle dos fatores de risco em pacientes com oclusão venosa prévia e com diagnóstico recente de COVID-19 que apresentam piora em seu estado de hipercoagulabilidade, garantindo sua qualidade visual.