Código
P01
Área Técnica
Administração
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOLHOS GROTTONE
Autores
- FRANCINE VAZ DE CAMPOS (Interesse Comercial: NÃO)
- Gustavo Teixeira Grottone (Interesse Comercial: NÃO)
- João Carlos Grottone (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PREVISÃO DE ABSENTEÍSMO EM PACIENTES OFTALMOLÓGICOS USANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Objetivo
Criar um modelo preditivo usando diferentes algoritmos de inteligência artificial para prever pacientes ausentes em uma clínica de referência em oftalmologia e evitar a perda de agendamento e recursos financeiros.
Método
Foram avaliados 49.314 registros em um período de 2 anos (jan/2018-jan/2020). As variáveis incluídas nesta seleção foram: Data da consulta, data do agendamento, código do plano de saúde, bairro, CEP, município de residência, sexo, estado civil, código do médico (CRM), código CID-10, data de nascimento, faltas anteriores, confirmação prévia ao telefone. Inicialmente foram utilizadas 14 variáveis com os seguintes algoritmos: DecisionTree Classifier (DTC), Random Forest Classifier (RFC) e o XGB Classifier (XGB). E, posteriormente, o AdaBoost Classifier (ADA) e o Logistic Regression Classifier (LR).
Resultado
Depois de adequadamente filtradas e transformadas, as variáveis encontradas em nosso banco de dados foram suficientes para modelar os algorítimos clássicos de inteligência artificial. As variáveis distância, histórico de faltas (proporcionais) e confirmação prévia ao telefone foram relevantes quando avaliadas por nossos modelos. Em contrapartida, as variáveis idade, sexo e dia da semana parecem ter pouca relevância no processo estudado. Os melhores resultados foram obtidos com variáveis binárias (dummies) usando modelos criados pelo algoritmo Gradient Boost e o modelo de regressão logística.
Conclusão
Dados demográficos, epidemiológicos e de agendamento de pacientes geraram novos modelos preditivos para absenteísmo. Esses modelos podem ser úteis para criar estratégias para pacientes frequentemente ausentes ou definir novas estratégias de agendamento, como por exemplo, overbooking ou sistema de lembretes para evitar o absenteísmo.