Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P32

Área Técnica

Geral

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Unilaser - Hospital Dia

Autores

  • NATÁLIA FECHUS MONTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Celso Afonso Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
  • Beatriz Bandini Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
  • Isaque Souza dos Santos (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alvaro Alves de Campo Neto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COVID-19: QUAIS MOTIVOS LEVARAM OS PACIENTES A PROCURAREM PRONTO ATENDIMENTO OFTALMOLOGICO DURANTE A PANDEMIA?

Objetivo

Analisar o motivo pelo qual pacientes procuraram o Pronto Atendimento Oftalmológico de um serviço privado de Santos/SP durante o panorama da pandemia da Covid-19.

Método

Este é um estudo de corte transversal, retrospectivo, realizado a partir da análise de prontuários de pacientes recebidos no Pronto Atendimento Oftalmológico de um serviço privado na cidade de Santos/SP, entre 11 de março de 2020 (data em que a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia da Covid-19) e 16 de julho de 2020 (último dia em que Santos foi classificado, pelo Plano SP – estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a COVID-19 – como FASE 1 ou FASE 2. Após essa data, a cidade passou a ser classificada como FASE 3). Durante esse período, o Pronto Atendimento Oftalmológico funcionava 15 horas por dia durante a semana, 6 horas aos sábados e 3 horas aos domingos, e prestava atendimento a pacientes particulares e/ou conveniados, sob livre demanda.

Resultado

Foram atendidos 386 pacientes no período analisado. A maior parte das consultas (60,36%) deu-se a pessoas do sexo feminino. Pessoas da faixa etária entre 19 e 59 anos foram as que mais procuraram o Pronto Atendimento (57,25%). Ao se considerar a profissão desses pacientes, estudantes e aposentados apresentaram a mesma proporção (10,26%) seguidos de pessoas do lar (6,99%). Do total de casos atendidos, 59 pacientes foram diagnosticados com Conjuntivite, enquanto 58 tiveram diagnóstico de Traumatismo de Olho e Órbita.

Conclusão

O Pronto Atendimento Oftalmológico de um serviço privado na cidade de Santos/SP, recebeu, predominantemente, mulheres na faixa etária entre 19 e 59 anos e os diagnósticos mais frequentes foram de conjuntivite e trauma. Por arremate, verifica-se, nas entrelinhas do estudo, que as clínicas oftalmológicas, bem como as respectivas equipes médicas, quer seja da esfera pública, quer da privada, devem estar preparadas para atender a um contingente de pacientes que não se pode estimar, cujos tratamentos foram interrompidos em razão da Pandemia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade