Código
RC096
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Autores
- VICTOR SANCHEZ ZAGO (Interesse Comercial: NÃO)
- LUANA VEBER GRELMANN (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCELA BONDABERRY (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NEUROPATIA OPTICA RELACIONADA A SINDROME DE CHURG-STRAUSS (CSS) – RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar o caso de um paciente adulto com diagnóstico de Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior (NOIA) secundária á CSS e alertar sobre apresentações atípicas da doença.
Relato do Caso
Masculino, 52 anos, branco, diagnóstico de bronquiectasias, sem outras comorbidades. Apresenta-se no pronto atendimento com queixa de baixa acuidade visual súbita e indolor em olho esquerdo (OE) ao acordar. Ao exame, acuidade visual de 20/15 em olho direito (OD) e 20/30 em OE, defeito pupilar aferente relativo, edema de papila, micro-hemorragias e exsudatos duros na mácula em OE. Levantou-se a hipótese de NOIA, prescrito Prednisona e encaminhado ao serviço de neuroftalmologia. Chega ao ambulatório da especialidade com alterações do exame anterior mantidas e com exames laboratoriais que evidenciavam: VHS 35, Fator Reumatoide Positivo (45), Anti-CCP inconclusivo, ferritina 809, VDRL não reagente, Toxoplasmose IgG positivo e IgM negativo. Associado tratamento para toxoplasmose e solicitado exame de campimetria visual (imagem 1). Retorna para reavaliação após ter sido internado em hospital de referência por perda ponderal e piora da função renal. À TC de tórax, evidencia-se opacidades com atenuação em vidro fosco associadas a componentes consolidativos, sugestivos de processo inflamatório (imagem 2). Realizada biópsia renal que evidencia infiltrado inflamatório intersticial linfocitário e plasmocitário com tubulite e eosinófilos, exame condizente com vasculite de pequenos vasos. Quadro compatível com CSS. No momento em uso de Prednisona, Furosemida, Sulfametoxazol-Trimetoprima, apresentando melhora do quadro geral.
Conclusão
Granulomatose Eosinofílica com Poliangeíte (ou CSS) é uma doença multissistêmica incomum, caracterizada por hipereosinofilia, asma e vasculite. Nosso paciente apresentou um quadro atípico da doença, com edema de papila e perda de campo visual altitudinal. O quadro inflamatório apresentado sugere uma origem arterítica que raramente acomete o olho, ressaltando a importância de realizar uma investigação clínica ampla em quadros de NOIA de origem indefinida.