Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P35

Área Técnica

Geral

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos do Paraná

Autores

  • THIAGO MEISTER (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bruno Hirt (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gabriela Sulzbach Solanho (Interesse Comercial: NÃO)
  • Júlia Spolti (Interesse Comercial: NÃO)
  • Leandro Roberto Wojcik (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carlos Augusto Moreira Neto (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luciane Bugmann Moreira (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TELEMEDICINA EM OFTALMOLOGIA - PACIENTES DO HOSPITAL DE OLHOS DO PARANA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Objetivo

Avaliar a efetividade da telemedicina em dar atendimento a dúvidas, consultas e emergências oftalmológicas, buscando reduzir o risco de exposição dos pacientes ao COVID-19 no momento da pandemia, classificando o seguimento dado aos atendimentos.

Método

Estudo retrospectivo baseado na coleta de dados de prontuários de pacientes que utilizaram o sistema de teleorientação gratuito (Dr. HOP Orienta) do Hospital de Olhos do Paraná (Curitiba, PR) no período de 20 de março de 2020 a 30 de setembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19. Os atendimentos foram classificados em atendimento para informações gerais, quando os pacientes buscaram datas e horários de consultas e exames e seus agendamentos, e teleorientação, onde ocorreu um atendimento com um profissional médico oftalmologista.

Resultado

No período, foram registrados 2176 teleatendimentos pelo Dr HOP Orienta e, desses, 525 (24.1%) foram relacionados a teleorientação e 1651 (75.9%) a informações gerais. No total, 1398 mulheres (64.2%) e 778 homens (35.8%) buscaram atendimento. Em relação as teleorientações, 196 (37.3%) homens e 329 (62.7%) mulheres utilizaram o serviço; sobre os atendimentos, 36.8% (193) das dúvidas foram solucionadas no momento do atendimento com o profissional médico, em 34.5% (181) foi indicado consulta presencial eletiva, e em 28.8% (151) dos casos foi solicitado ao paciente comparecer ao Pronto Atendimento 24h do Hospital de Olhos do Paraná para melhor e mais rápida investigação do quadro apresentado. Importante salientar que a equipe do Hospital de Olhos do Paraná respondeu a 100% dos pedidos de teleatendimento solicitados pela população.

Conclusão

Em um período de calamidade pública, como na pandemia de COVID-19, pôs-se a prova a eficácia da telemedicina, que a tanto tempo é debatida no área médica, como uma ferramenta para ajudar a comunidade, e notou-se sua fundamental assistência a classificar e solucionar a demanda populacional sem a necessidade de expor os pacientes a riscos maiores de contaminação.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Turismo

Agência Oficial de Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Genom
Johnson & Johnson

Patrocinador Ouro

Allergan

Patrocinador Prata

Alcon
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Essilor
Ofta
Zeiss

Patrocínio

Roche

66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

07 a 10 de setembro de 2022 | Curitiba/PR

Política de privacidade