Código
P86
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
Autores
- FILLIPE DE BIAGGI BORGES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- Leandro Cabral Zacharias (Interesse Comercial: NÃO)
- Leonardo Provetti Cunha (Interesse Comercial: NÃO)
- Sergio Luis Gianotti Pimentel (Interesse Comercial: NÃO)
- Mario L. R. Monteiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Rony Preti (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CORRELAÇAO ENTRE AS MEDIDAS DA ESPESSURA DA COROIDE, COM A MICROPERIMETRIA EM OLHOS ALTO MIOPES
Objetivo
Este estudo objetivou analisar a correlação entre a espessura da coroide macular medida com a tomografia de coerência óptica, com os resultados de sensibilidade macular avaliadas pela microperimetria em olhos míopes, por seguimento da grade do ETDRS.
Método
Estudo transversal, observacional e descritivo que incluiu 3 grupos: emétropes, míopes e alto míopes. Os pacientes foram submetidos a microperimetria e tomografia de coerência óptica. A mensuração da espessura da coroide (EC) por setor do ETDRS foi feita de forma automatizada pelo protocolo utilizado na tomografia. A análise funcional macular realizada com microperímetro MP3 utilizou o tamanho e o tempo do estímulo semelhantes aos utilizados no perímetro de Goldmann, a partir de um mapa de aquisição personalizado com distribuição de pontos correspondentes a cada setor do ETDRS. As variáveis contínuas foram avaliadas utilizando modelos multivariados de efeitos mistos para comparações entre grupo controle e míopes, e controle e alto míopes. O teste de correlação de Spearman foi aplicado para avaliar a correlação entre a EC no OCT e a sensibilidade retiniana avaliada pelo MP3, segundo cada seguimento avaliado pela metodologia proposta de acordo com cada grupo e com a amostra geral.
Resultado
Observou-se correlação positiva moderada entre a EC medida pelo OCT com a sensibilidade macular medida pelo MP3 para todos os setores na amostra geral. Ao analisar cada grupo separadamente, apenas o grupo alto míope apresentou correlação positiva moderada a forte, em todos os setores.
Conclusão
Sugere-se que a análise funcional realizada pelo microperímetro a partir da metodologia proposta tem papel importante na avaliação multimodal anatômica-funcional dos pacientes míopes.