Código
RC081
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF ALBERTO ANTUNES - UFAL
Autores
- LUCAS RAFAEL COSTA CORTEZ (Interesse Comercial: NÃO)
- RAFAELLA MACIEL CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)
- EGLAILSON DANTAS ALMEIDA JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
Título
DESAFIO TERAPÊUTICO EM UM CASO DE GLAUCOMA INDUZIDO POR CORTICOIDE REFRATÁRIO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ASSOCIADO A ESCLERITE.
Objetivo
Relatar aspectos clínicos e terapêuticos de um caso de glaucoma induzido por corticoide refratário ao tratamento medicamentoso associado a esclerite.
Relato do Caso
Paciente sexo feminino, 32 anos, com quadro de esclerite em olho esquerdo (OE) desde 2017. Em acompanhamento conjunto com a reumatologia para investigação de vasculite sistêmica e granulomatose com poliangeíte. Antecedentes de acometimento inflamatório sistêmico com quadro prévio de meningite, pneumopatia e atrofia renal. Ao exame, apresentava acuidade visual com correção de 20/800 em OE. Olho direito (OD) em phitisis bulbi secundário a esclerite e descolamento de retina prévio, e OE com afinamento escleral temporal-superior e ausência de quadro inflamatório agudo, câmara anterior ampla, pseudofácica. À biomicroscopia de fundo de OE, exibia retina aplicada, disco óptico pálido, relação escavação/disco de 0,95 x 0,80. Mácula e trama vascular sem alterações. Possuía curva diária de pressão intra-ocular (CDPIO) variando de 22 a 24 mmHg em OE, já em uso regular de timolol, brimonidina e dorzolamida. Campimetria computadorizada visual (CVC) com padrão tubular. Devido ao afinamento escleral, optou-se pela trabeculoplastia a laser de argônio, por ser menos invasivo e pelo receio de complicações secundárias aos procedimentos cirúrgicos filtrantes como trabeculectomia com uso de mitomicina C e implante de dispositivos de drenagem. Houve redução da PIO, com CDPIO variando de 14 a 16 mmHg no 40º dia após o procedimento. A paciente será acompanhada trimestralmente com monitoramento da PIO e CVC seriadas.
Conclusão
Pacientes com doença auto-imune de acometimento ocular e sistêmico necessitam de uso prolongado de corticoide oral e tópico que pode levar ao surgimento de glaucoma, cujo curso clinico e terapêutico se assemelha ao Glaucoma Primário de Angulo Aberto. Neste relato de caso, a conduta adotada baseou-se nos riscos citados na literatura inerentes ao tratamento cirúrgico do glaucoma. Com resposta satisfatória após a realização da trabeculoplastia a laser de argônio.
ANVISA: 25352012367201880