Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P071

Área Técnica

Geral

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UPO - UNIDADE PAULISTA DE OFTALMOLOGIA

Autores

  • ROMULO PILONI PARREIRA (Interesse Comercial: SIM)

Título

INVENÇAO: EVERTOR DE PALPEBRAS (EP) - PILONI EVERTOR DE PALPEBRAS (PEP)

Objetivo

Apresentar novo protótipo/modelo de EP.

Método

Foram desenvolvidos 18 protótipos até modelo final. Com 2 extremidades (E) distintas: 1ª inclui um elemento de pega, arqueado e com 3 protuberâncias (P) distintas, sendo a 1ª e a 3ª P de semelhante comprimento, largura e espessura e a 2ª com comprimento, largura e espessura menores. A 1ª e a 3ª P estão alinhadas longitudinalmente a um eixo de 180° com a haste e a uma distância de 10mm uma da outra. A 2ª intercala as outras 2 a meia distância, coberta por algodão, afim de não lesionar o epitélio palpebral superior (EPS), encontra-se a 90° do eixo longitudinal da haste e a 90° do eixo das outras duas P e auxilia na eversão da pálpebra, na medida que promove a eversão da pele e da conjuntiva tarsal, simultaneamente e de modo não invasivo. Esta 1ª E é recoberta de polímero colante, afim de aderir ao EPS para que a 2ª E propicie a rotação de 270°, possibilitando a eversão do binômio pálpebra superior e conjuntiva tarsal.

Resultado

O PEP expõe a conjuntiva tarsal e facilita, tanto o seu exame, quanto a pesquisa de corpos estranhos aderidos a ela. Com isso, evidencia à lâmpada de fenda, folículos, papilas, pseudomembranas, membranas ou quaisquer outras alterações, uma vez que, o eixo longitudinal do PEP se insere paralelamente e acompanha a curvatura do olho, aderindo ao epitélio e promovendo a eversão. O PEP pode ser facilmente utilizado, possibilitando o exame à lâmpada de fenda e fora dela e, principalmente, diminuindo a contaminação durante o manejo do exame em contato com secreções e fluídos presentes nas conjuntivites, por exemplo. Possibilita, por não serem manipulados diretamente pelas mãos do oftalmologista, maior segurança a ele e consequentemente, diminui afecções nos pacientes.

Conclusão

A técnica de eversão é realizada, até o momento, pelas mãos do oftalmologista com auxílio de uma haste (cotonete/swab), o que propicia sua própria contaminação, do paciente e do meio. O PEP permitirá maior conforto ao paciente/profissional, minimizando contaminações nos consultórios e Pronto Socorros, de forma não invasiva e indolor.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil