Código
P071
Área Técnica
Geral
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: UPO - UNIDADE PAULISTA DE OFTALMOLOGIA
Autores
- ROMULO PILONI PARREIRA (Interesse Comercial: SIM)
Título
INVENÇAO: EVERTOR DE PALPEBRAS (EP) - PILONI EVERTOR DE PALPEBRAS (PEP)
Objetivo
Apresentar novo protótipo/modelo de EP.
Método
Foram desenvolvidos 18 protótipos até modelo final. Com 2 extremidades (E) distintas: 1ª inclui um elemento de pega, arqueado e com 3 protuberâncias (P) distintas, sendo a 1ª e a 3ª P de semelhante comprimento, largura e espessura e a 2ª com comprimento, largura e espessura menores. A 1ª e a 3ª P estão alinhadas longitudinalmente a um eixo de 180° com a haste e a uma distância de 10mm uma da outra. A 2ª intercala as outras 2 a meia distância, coberta por algodão, afim de não lesionar o epitélio palpebral superior (EPS), encontra-se a 90° do eixo longitudinal da haste e a 90° do eixo das outras duas P e auxilia na eversão da pálpebra, na medida que promove a eversão da pele e da conjuntiva tarsal, simultaneamente e de modo não invasivo. Esta 1ª E é recoberta de polímero colante, afim de aderir ao EPS para que a 2ª E propicie a rotação de 270°, possibilitando a eversão do binômio pálpebra superior e conjuntiva tarsal.
Resultado
O PEP expõe a conjuntiva tarsal e facilita, tanto o seu exame, quanto a pesquisa de corpos estranhos aderidos a ela. Com isso, evidencia à lâmpada de fenda, folículos, papilas, pseudomembranas, membranas ou quaisquer outras alterações, uma vez que, o eixo longitudinal do PEP se insere paralelamente e acompanha a curvatura do olho, aderindo ao epitélio e promovendo a eversão. O PEP pode ser facilmente utilizado, possibilitando o exame à lâmpada de fenda e fora dela e, principalmente, diminuindo a contaminação durante o manejo do exame em contato com secreções e fluídos presentes nas conjuntivites, por exemplo. Possibilita, por não serem manipulados diretamente pelas mãos do oftalmologista, maior segurança a ele e consequentemente, diminui afecções nos pacientes.
Conclusão
A técnica de eversão é realizada, até o momento, pelas mãos do oftalmologista com auxílio de uma haste (cotonete/swab), o que propicia sua própria contaminação, do paciente e do meio. O PEP permitirá maior conforto ao paciente/profissional, minimizando contaminações nos consultórios e Pronto Socorros, de forma não invasiva e indolor.