Código
RC159
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Complexo Hospitalar Padre Bento
Autores
- MATHEUS TOLEDO DO NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Sanchez Marcondes (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Meira Dolfini (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MAMBRANA NEOVASCULAR SUB-RETINIANA SECUNDARIA A PAPILA DE JENSEN
Objetivo
Este estudo tem como objetivo descrever um caso de membrana neovascular sub-retiniana secundária a papila de Jensen em Olho Esquerdo.
Relato do Caso
Masculino, 46 anos relatou presença de mancha central na visão de início súbito em olho esquerdo há 4 dias, negando qualquer outra queixa. Nega comorbidades. Ao exame oftalmológico apresentava Acuidade Visual 20/20 em olho direito e CD 2m em olho esquerdo. A biomicroscopia não apresentava alterações. No exeme de Fundo de olho do olho direito também sem alterações e no olho esquerdo apresentando Papila de Jensen, hemorragia sub-retiniana e descolamento de vítreo posterior. Realizado exame de Angiofluoresceinografia que apresentou em olho esquerdo área de hipofluorescência nasal próximo a papila (sequela de papila de Jensen), membrana neovascular com extravasamento central e halo hipofluorescente (bloqueio por sangue). Confirmando o diagnóstico de Membrana Neovascular. Foi indicado tratamento com injeção Anti-VEGF a princípio proposto 1 injeção por mês por 3 meses.
Conclusão
A membrana neovascular sub-retiniana (MNVSR) é definida como uma proliferação de vasos e de tecidos associados que normalmente se originam na coróide, estende-se através da membrana de bruch para proliferar abaixo da retinina que usualmente ocorre na região da mácula. A MNVSR é a principal causa de perda visual central em adultos e pode estar associada a uma variedade de doenças sendo a mais comum a Degeneração Macular Relacionada com a Idade, além de inflamação intraocular, estrias angioides, ruptura de coroide, cicatrizes coriorretinianas, distrofias coriorretinianas e por fim como relatado, secundária a Papila de Jensen. Tivemos com esse relato a intenção de demonstrar essa relação devido a pouca literatura até hoje publicada proporcionando conhecimento para futuros diagnósticos.