Sessão de Relato de Caso


Código: RC120

Área Técnica: Plástica Ocular

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: HBDF

AUTORES

  • NATHALIA TELES DAS NEVES (Interesse Comercial:NÃO)
  • Stefânia Barbosa Diniz (Interesse Comercial:NÃO)
  • Ivelise Theresa Araujo Balby (Interesse Comercial:NÃO)

Título

RABDOMIOSSARCOMA EMBRIONARIO: UMA EVOLUÇAO FAVORAVEL

Objetivo

Proptose em pacientes pediátricos envolve diagnósticos diferenciais que ameaçam a vida, sendo dessa forma um sinal que demanda especial atenção do médico assistente. As lesões de natureza maligna englobam tumores como leucemias, tumor de nervo óptico, meningioma e rabdomiossarcoma, sendo este último, o mais frequente. Com o advento da radio e quimioterapia, a sobrevida dos pacientes vítimas do rabdomiossarma subiu de 30 para cerca de 93%. Este trabalho objetiva descrever um caso de rabdomiossarcoma embrionário de órbita com evolução favorável após quimio e radioterapia.

Relato do Caso

E.R.S., 6 anos, feminino. Mãe refere edema de PSE há cerca de um mês, tratado como conjuntivite alérgica por meio de corticoide tópico, sem melhora. Ao exame: proptose a esquerda, com hipo e esotropia e limitação da elevação de OE. Edema de PSE com aumento da vascularização. Tumoração mole a palpação. RNM (07/11/14) que evidenciou lesão expansiva extra-conal ântero-superior comprimindo o globo ocular e rechaçando inferiormente a musculatura extrínseca e o NO com impregnação significativa de gadolíneo, medindo 3,2x2,9x1,7mm. USG de partes moles (11/11/14): comportamento biológico de alta agressividade, excluindo hemangioma capilar. Feito biópsia incisional em 18/11/14 e início da QT (protocolo IRS V) em 27/11/14. Tipo histológico: rabdomiossarcoma embrionário estádio I grupo III. MO sem invasão neoplásica. Cintilografia óssea em 04/12/14 com captação do osso frontal supra-orbitário a esquerda. Paciente submetida a radioterapia local de 05/01 a 03/02/15. RNM 03/10/15 lesão expansiva de aspecto infiltrativo localizada no canto ST da órbita esquerda, em contato/infiltrando o RS e glândula lacrimal. 2,2x1,7x0,7cm. Em 27/12/15, após 44 semanas de QT, RNM estável em relação ao anterior, tendo sido interrompido a QT. Diagnóstico de remissão completa do tumor.

Conclusão

O advento da radio e quimioterapia aumentou significativamente a sobrevida e o prognóstico visual dos casos de rabdomiossarcoma, diminuindo as indicações de exenteração, reservada para casos refratários ou recidivados.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás